Delegacia virtual já atende 10 estados

Cidadãos de 10 estados podem fazer o registro de boletins de ocorrência policial pela internet por meio da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Devir.

O sistema, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foi implantado, inicialmente, no Acre, em agosto de 2020.

Agora, a ferramenta está integrada aos sistemas estaduais de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Todos os boletins de ocorrências como perdas de documentos, roubos, furtos, estelionatos, ameaças e crimes cibernéticos podem ser feitas pela Devir.

O serviço funciona 24 horas por dia, incluídos feriados e finais de semana e para registrar uma ocorrência, as pessoas com mais de 18 anos precisam acessar a Delegacia Virtual, selecionar o estado em que o fato ocorreu, dentre os 10 que aderiram ao sistema, e marcar o tipo de crime.

No seguimento, a Delegacia Virtual pede o login no sistema gov.br e preenchimento dos dados solicitados. A confirmação de recebimento de seu registro e a situação da análise da comunicação serão enviados por e-mail.

O cidadão poderá depois acompanhar todo o trâmite do seu registro através da funcionalidade “Acompanhe a ocorrência”, disponível na página inicial da Delegacia Virtual.

“Quando o cidadão faz uso da Delegacia Virtual, ele tem à sua disposição, de forma imediata, o registro de sua comunicação de fato, dependendo da disponibilidade de validadores dentro de cada unidade da federação, bem como da natureza selecionada por esse cidadão no momento do seu registro, ele pode ter, dentro de alguns segundos, a disponibilização do seu boletim de ocorrência diretamente no seu e-mail e também no portal da Delegacia Virtual”, explica a analista da Senasp, Railana Berenice Amoras de Oliveira.

A Delegacia Virtual está integrada às bases externas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Sistema gov.br, Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, Correios, Google Maps e Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos.

Claudia Sargento

Recent Posts

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

1 dia ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

1 dia ago

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

2 dias ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

2 dias ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

2 dias ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

3 dias ago