A Anatel recebeu em Brasília o ministro de Tecnologia da Informação e Comunicações (MinTIC) da Colômbia, Mauricio Lizcano, e também uma delegação formada por representantes do governo e do setor privado.
A visita se dá no contexto do propósito colombiano de aprofundar o conhecimento e o debate sobre o modelo brasileiro para a licitação das faixas de radiofrequências voltadas à implementação do 5G, uma vez que o país vizinho se encontra em processo de preparação de seu próprio leilão.
O Ministro Lizcano reconheceu o modelo brasileiro como “exitoso e inspirador para toda a América Latina”.
As reuniões técnicas voltaram-se à modelagem do edital (conformação de blocos, regras de rodadas e de participação etc.), aos seus compromissos de cobertura e ampliação de infraestrutura, e aos aspectos econômicos do certame.
A agenda abordará ainda os aspectos de espectro, de aplicação de soluções de problemas de interferência na banda de 3.625-3.700 MHz, bem como os compromissos relacionados à implementação de Infovias na região amazônica.
Ações específicas para o desenvolvimento da conectividade na região, onde Brasil e Colômbia têm parte significativa de seus territórios, estão igualmente sendo tratadas.
A percepção do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, é a de que a visita e as reuniões técnicas realizadas representam um marco nas relações entre os órgãos dos dois países e fortalecem a construção de soluções conjuntas para superação dos desafios de conectividade da América do Sul, “colocando a Agência como um parceiro técnico cada vez mais apto a colaborar com a política externa brasileira”.
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…
A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…
Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…