Dasa e Oracle reforçam parceria tecnológica
Tecnologia na nuvem acelera processamento de exames em atendimento aos pacientes nas unidades, com redução de tempo na espera por resultados.
A Dasa, rede de saúde integrada do Brasil, anuncia uma parceria com a Oracle para a utilização da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
Trata-se de uma solução para carga de trabalho em nuvem “que já acelerou em pelo menos 100% o processamento de exames laboratoriais e a liberação de resultados a pacientes, aumentando a produtividade dos atendentes nas unidades diagnósticas e hospitalares”, explica a Dasa.
Como exemplos importantes, o tempo de consulta de exames anteriores dos pacientes passou de 9 segundos para 1 segundo. Já a busca por relatórios, como o de produtividade de colaboradores, passou de 20 minutos para 5 minutos, e o relatório de volume de exames de 10 para 5 minutos.
A parceria faz parte da estratégia da Dasa de expansão das operações da sua rede, que busca escalabilidade, resiliência, disponibilidade e segurança em seus sistemas a fim de otimizar e fortalecer os serviços, com foco sempre no aumento da fluidez do atendimento de seus usuários.
“Os resultados têm sido significativos. Além de maior robustez, as atualizações dos sistemas apontaram ganhos importantes principalmente nos processos internos das nossas unidades, presentes em todo o Brasil. Algumas rotinas que anteriormente duravam horas, passaram a serem administradas e disponibilizadas em minutos”, explica Danilo Zimmermann, diretor-geral de Tecnologia e Transformação Digital da Dasa.
Além disso, as atualizações “eram constantes” para continuar garantindo as funcionalidades de performance.
Agora a OCI, garante alta disponibilidade do sistema 24 horas por dia, sem interrupções: “A inovação proporcionou, na prática, maior produtividade por parte dos atendentes e, por consequência, agilidade no atendimento aos clientes a partir de informações ainda mais precisas dos diagnósticos”, completa Zimmermann.
Jorge Stakowiak, Diretor de Tecnologia da Dasa, aponta ainda mais avanços nos sistemas de processamento de exames laboratoriais que impactam na liberação técnica dos resultados: “Atualmente, as informações aparecem na tela do computador em cinco segundos. Antes, o tempo era de um minuto. Um relatório de hemograma, por exemplo, era liberado em 40 minutos. Com Oracle Cloud, chega a 10 minutos.”
A integração do time de TI da Dasa com os especialistas da Oracle foi fundamental para alcançar esses resultados: foram mais de 13 migrações bem-sucedidas graças à sinergia e conexão das duas equipes.
“Além disso, a Oracle disponibilizou e promoveu treinamentos dedicados ao time da Dasa. Com isso, a iniciativa tem ajudado na retenção e preparação de pessoal para aportar ainda mais conhecimento em novas tecnologias, bem como aprendizado atualizado e reciclagem frequente”, reforça Marcelo Klingenschmid, superintendente de Tecnologia da Dasa.