Daniel Almeida Filho assume Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI
O novo secretário ocupa vaga deixada por Guila Calheiros que assumiu uma diretoria na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.
Foi nomeado o novo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Pós-doutor em Neurociências, Daniel Gomes Almeida Filho assume o secretariado da SETEC e tem como desafio comandar a secretaria que é responsável por programas que estimulam o ambiente de inovação no país, como os programas Conecta Startup, Centelha e Lei do Bem.
Deverá ainda atuar em diferentes setores como tecnologia quântica, fotônica e energias renováveis.
“A expectativa de assumir o cargo é enorme. Assim como a responsabilidade. O Governo Federal tem como uma de suas prioridades a reconstrução industrial do Brasil. Isso foi consolidado no programa Nova Indústria Brasil e reflete-se nas diretrizes para a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI”, Daniel Almeida Filho, secretário SETEC
O novo secretário avalia que a SETEC, será uma das protagonistas em propor, operacionalizar, executar e monitorar as políticas públicas que farão desses planos realidade.
“É uma honra poder participar deste processo de reconstrução do Brasil através da ciência e tecnologia, ambas forças motrizes do desenvolvimento sustentável e potenciais transformadoras da realidade econômica e social do país”, disse.
Sobre os desafios no novo cargo, Almeida Filho destaca três: “São muitos os desafios que teremos pela frente, mas alguns são transversais e prioritários. Inovação acelerada, Sustentabilidade e Papel social da CT&I e, por último, Política Baseada em Evidência.”
Almeida Filho é professor adjunto no SENAI-CIMATEC, coordenando o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Otimização Cognitiva (GPDOC), focado no entendimento dos Fatores Neuroergonômicos para a Cognição durante o trabalho e a vida cotidiana.
O secretário é graduado em Engenharia Mecatrônica pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC) e em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Foto: Luara Baggi