CooperShoes atrai fãs de calçados raros com Oracle Responsys

Cooperativa localizada em Picada Café, interior do Rio Grande do Sul, personaliza campanhas de marketing para públicos de calçados cada mais exigentes.

Com mais de 25 anos de atuação  no mercado brasileiro, a CooperShoes, fabricante de marcas globais de calçados como Converse, segue mantendo o espírito jovem para alcançar vôos maiores. E a tecnologia é parte fundamental neste processo.

Até 2021, a CooperShoes atuava no mercado B2B sem qualquer contato direto com o consumidor final. Mas após adotar uma transformação digital em seus negócios, a guinada para o comércio eletrônico “foi um passo natural para incentivar a fidelização dos clientes com marcas de calçados, que são líderes de vendas no mundo todo”.

Neste cenário, o Oracle Responsys foi uma ferramenta habilitadora da comunicação da empresa com o mundo B2C, ou seja, estabelecendo o contato direto com o consumidor final.

O e-commerce da Coopershoes precisava de campanhas de marketing que comtemplassem temas mais específicos para entender o perfil do seu público. Com a solução, Débora Pazzim, head de e-Commerce, conta que a taxa de conversão era muito baixa e os designs das peças das campanhas enviadas por email não eram exatamente o que a marca desejava: “O que mais me chamou atenção no Oracle Responsys foi a facilidade em criar os programas e também a criação de layouts ou o carregamento de peças de campanhas prontas.”

No mesmo sentido “o apoio local da Oracle foi outro fator decisivo para a escolha da solução e todo o período de implementação foi tranquilo, com forte atuação do parceiro Compass UOL”, disse ainda.

Após um mês de Oracle Responsys, a taxa de abertura de emails “saltou de 1% para 12%, número que atendeu às expectativas”.

Um destaque das campanhas de sucesso que a CooperShoes promove é para os seus “sneakerheaders” (fãs de calçados raros e estilosos): “O sneakerhead fica esperando o envio do email. Deixa até com “estrelinha”. Conseguimos notar que, assim que liberamos o email marketing, o pico de Oracle Responsys corresponde 80% da comunicação em relação aos outros canais na primeira hora da campanha.”.

Com o apoio da solução, a estratégia das campanhas ajudou os times internos “a tomarem decisões mais assertivas para aumentar cada vez mais a taxa de clique e abertura nos emails”.

Alexandre Maioral, presidente da Oracle do Brasil, destaca que a solução está sempre pronta para apoiar a CooperShoes no desenvolvimento de campanhas personalizadas para os “sneakerheaders”: “Esse é um público muito exigente e a CooperShoes tem no Oracle Responsys a ferramenta que vai apresentar as melhores estratégias para ampliar e aproximar seus clientes entendendo suas necessidades e oferecendo produtos personalizados.”