Consumidores usam aplicativos bancários em dispositivos móveis

Prevê a pesquisa Mastercard que mais de 4,2 bilhões de consumidores utilizem aplicativos de instituições financeiras até 2026.  

“As experiências digitais de instituições financeiras são fundamentais no atual cenário global de pagamentos”.

A conclusão surge em uma pesquisa Mastercard onde se percebe ainda que de acordo com a demanda do consumidor, detalhes como o design de aplicativos podem gerar um desempenho financeiro superior.

De cooperativa de crédito locais a bancos nacionais, fintechs e bancos digitais, muitas instituições financeiras oferecem serviços bancários digitais em app, com recursos que variam desde funcionalidades de serviços simples até ecossistemas abrangentes de finanças pessoais.

Olhando para esse cenário e pensando na demanda do consumidor, a área de Consumer Experience da Mastercard divulgou uma análise feita com 160 experiências digitais de bancos pelo mundo.

Com os dados obtidos a partir dela, a companhia criou um White Paper com algumas recomendações importantes para aprimorar a qualidade de aplicativos.

De acordo com a pesquisa da Mastercard, feita com base em uma análise de 160 experiências digitais pelo mundo, mais de 72% de todos os consumidores bancários usam um aplicativo bancário móvel, com 59% dos consumidores utilizando exclusivamente para todas as suas necessidades bancárias.

Ainda, há uma previsão de que mais de 4,2 bilhões de consumidores utilizem aplicativos de instituições financeiras até 2026.

Com isso, os aplicativos bancários estão elevando cada vez mais o padrão: 81% dos consumidores afirmam que os serviços bancários por demanda podem motivá-los a trocar de instituição financeira, refere a pesquisa.

Além disso, o design e a construção de recursos de aplicativos bancários são uma prioridade do consumidor; 84% dos consumidores afirmam que valorizam o design da experiência no aplicativo tanto quanto valorizam os próprios recursos dos aplicativos.