Embora o mercado varejista enfrente uma pressão crescente por conta de mudanças das expectativas dos consumidores e dos eventos econômicos, um novo estudo do IBM Institute for Business Value revela o interesse do consumidor da América Latina nas compras impulsionadas pela IA.
Apenas 3 em cada 10 consumidores da região utilizaram IA para fazer compras, mas aqueles que não o fizeram, manifestaram um grande interesse em usar a tecnologia para vários aspectos da experiência de compra, incluindo pesquisa de produtos (91%), atendimento ao cliente (88%), compra de produtos (87%) e busca de propostas (87%).
O terceiro Estudo sobre o Consumidor, intitulado “Revolutionize retail with AI everywhere: Customers won’t wait” – que pesquisou cerca de 20.000 consumidores no mundo, incluindo a América Latina –, revelou que a inflação pode desempenhar um grande papel nas perspectivas comerciais da região, com quase 7 em 10 consumidores alegando que a inflação impactou suas formas de comprar e 64% indicando que o preço é uma das principais razões pelas quais eles mudam de lojas ou marcas.
Adicionalmente, 94% dos consumidores expressaram que não estão plenamente satisfeitos com a experiência de compra online e propõem melhorias, como implementar uma maneira mais fácil de encontrar rapidamente o produto a ser comprado e ter acesso a mais informações sobre os itens.
“Em meio aos desafios econômicos na região, o estudo destaca as oportunidades do setor de integrar IA às experiências de compras, tanto digitais quanto presenciais, para atender às demandas e aos desafios do consumidor”, afirma Carlos Capps, líder dos setores de varejo, consumo, saúde e agro da IBM Consulting na América Latina.
“Alavancando os avanços da IA e da IA generativa, os varejistas podem conduzir uma nova era de comércio, criando experiências inovadoras e intuitivas, personalizadas, eficientes, e sem atrito”, disse ainda.
App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…
Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…