Categories: Negócios

Consumidores brasileiros vão gastar mais neste final de ano

De acordo com o relatório anual global de compras e viagens de fim de ano divulgado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM, muitos consumidores globais estão prontos para comemorar o período novamente “e comprar mais cedo do que nos anos anteriores”.

No entanto, como um conjunto mais amplo de questões econômicas e políticas assumiu o centro do palco no ano passado, novos riscos e incertezas também pairam sobre os planos.

O IBV entrevistou mais de 12 mil adultos em nove países, inclusive no Brasil.

O estudo mostra que os orçamentos de compras dos brasileiros em 2022 aumentaram 21% em comparação ao ano passado, enquanto a média global ficou em 8% – de acordo com a previsão econômica da empresa Bain.

As compras de fim de ano, inclusive, começaram mais cedo, e 40% dos consumidores brasileiros já iniciaram no final do mês passado – quase o dobro dos consumidores (19%) que pensaram comprar com antecedência em 2021, com 40% dos consumidores brasileiros pesquisados já indicando que começariam as compras no final do mês passado, 21% a mais que no ano passado.

Por outro lado, fatores como inflação e aumentos de preços fizeram com que as preocupações econômicas fossem destaque nesta temporada de festas.

No Brasil, 53% dos entrevistados estarão menos preocupados com a pandemia nesta temporada comparado ao ano passado e 64% estarão mais preocupados com a economia.

De acordo com o líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting para América Latina, Carlos Capps, o estudo aponta para diversas evoluções importantes nas demandas em comparação a 2021 e confirma o entendimento do mercado em outras, como a importância da loja e do compromisso com sustentabilidade: “Insights que provam a necessidade do uso de dados em tempo real, da criação de operações muito mais autônomas e processos automatizados, da integração da cadeia estendida de Supply Chain, e da sensorização das operações e das variações de demanda.”

Claudia Sargento

Recent Posts

Microsoft e IDC destacam potencial transformador da IA no setor público brasileiro

Estudo revela como a adoção da IA pode revolucionar a eficiência e a qualidade dos…

19 horas ago

Segurança no ambiente de colaboração e mensageria exige atenção especial

E-mails e ferramentas de colaboração corporativa estão entre os principais vetores de ataques cibernéticos.

20 horas ago

Grupo Stefanini anuncia investimento de R$ 2 bilhões em M&A até 2027

Expectativa da empresa é encerrar 2024 com um faturamento próximo de R$ 8 bilhões, impulsionado…

4 dias ago

NICE assegura lançamento de CXone Mpower SmartSpeak

Solução oferece comunicação multilíngue em tempo real para vendas e suporte globais.

4 dias ago

Lenovo planeja expansão de fábricas

O lucro líquido da empresa atingiu US$ 359 milhões, em comparação com as estimativas dos…

5 dias ago

TCU aprova acordo tratado entre Telefônica Brasil e Anatel

Foi ainda determinado, pelo TCU, a necessidade de aumentar o percentual de investimentos direcionados à…

5 dias ago