Constância Investimentos moderniza banco de dados com IBM e CXP

Por meio das soluções de nuvem IBM, empresa reduziu custos e automatizou execuções e análises dos dados, que antes eram realizadas de forma manual pelos analistas financeiros.

A Constância Investimentos, uma das principais gestoras de fundos e de patrimônio do Brasil, adotou a IBM Cloud como parte de sua jornada de modernização da curadoria do banco de dados da empresa em nuvem híbrida, automatizando processos e análises de dados – que antes eram realizadas de forma manual pelos analistas da empresa.

A partir das ferramentas e soluções IBM, o tempo para o carregamento inicial de bilhões de dados de cotação da bolsa de valores passou de 14 dias para apenas 2 dias.

Já o tempo de carga incremental, que são novos dados gerados diariamente a partir da carga inicial, “reduziu de 12 horas para 4 horas e 30 minutos”.

Por meio das ferramentas como IBM Cloud Pak For Data – conjunto modular de componentes de software integrados para análise, organização e gerenciamento de dados – e IBM Cognos Analytics, que une automação e dados impulsionados por IA, foi possível otimizar processos que incluem informações de clientes, carteiras, projeções de investimentos e elementos de mercado, que estão conectados para tomada de decisões de negócios dos investidores “e têm elevado dinamismo no mercado financeiro”.

Agora, “com insights mais rápidos, houve o aumento da performance das execuções e agilidade para lidar com os dados”.

Além disso, mover as cargas de trabalho para a nuvem da IBM “gerou uma economia em torno de 40%” para a empresa, já que foi possível contratar os serviços de forma gradativa, conforme as demandas da Constância fossem surgindo.

Marcio Dantas, CTO da CXP Brasil, parceira de negócios que implementou as tecnologias IBM na Constância Investimentos, explica que as soluções – que também envolvem gestão de dados dentro de uma arquitetura de data fabric e dashboards automatizados – ajudam no processo de cálculos e previsão de negócios no mercado financeiro por meio de modelos de dados que são rodados para se obter visões e perspectivas diferentes em cima de algoritmos e cálculos.

“Estamos falando de integrações com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Capital IQ, Bloomberg e cálculos de conceitos e indicadores de forma automatizada. O que antes era feito por meio de trocas de arquivos em dias, agora é realizado em tempo real”, explicou.

Marcio Dantas disse ainda que foi possível aumentar “a organização e coerência dos cálculos dos conceitos e indicadores: em números, estamos falando atualmente de 3 bilhões de registros envolvidos nos cálculos de conceitos e 6 bilhões nos cálculos de indicadores”.

Iraldo Canella, diretor de TI na Constância Investimentos, comenta que lidar com essa grande massa de dados de forma automatizada permite fazer cálculos e previsões para o fundo de investimento, o que impacta diretamente o cliente final.

“Com a automatização dos dados usando as soluções IBM e com a flexibilidade de uma abordagem intencional híbrida, somos capazes de gerar e inseri-los dentro de dashboards tanto para os investidores, como para o board da empresa, e também para o mercado”, disse este responsável.

Aproveitar a escalabilidade da IBM Cloud também contribuiu para aprimorar o modelo de gestão sistemático da empresa, como explica Cassiano Leme, CEO da Constância Investimentos: “Temos um banco de dados muito amplo, que contém todas as informações contábeis de todas as empresas brasileiras que têm ou já tiveram capital aberto, são bilhões de registros. Acompanhar mais de 100 empresas sem um modelo sistemático e automatizado demandaria muito mais tempo e esforço das equipes. Com esses dados alocados em uma nuvem híbrida, é possível separar empresas que estão em diferentes estágios de negócio e até mapear tendências de preços, por exemplo, o que permite análises mais assertivas a partir disso”.