Conselheiro Alexandre Freire é indicado para Comitê Gestor da Internet
O novo Conselheiro assume o lugar deixado pelo conselheiro Artur Coimbra, que teve o seu mandato na Anatel encerrado em 4 de novembro de 2024.
O Conselho Diretor da Anatel deliberou, no último dia 5 de novembro de 2024, a indicação do conselheiro Alexandre Freire como membro titular para compor o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), como representante da Agência
O conselheiro Alexandre Freire assume o lugar deixado pelo conselheiro Artur Coimbra, que teve o seu mandato na Anatel encerrado em 4 de novembro de 2024.
Para Freire, “assumir esta posição no Comitê Gestor da Internet no Brasil é uma oportunidade de somar esforços na promoção de uma governança que tenha como pilares a inclusão e a acessibilidade. Nosso país tem a missão de pensar um modelo internet que acolha todos os cidadãos, com segurança, respeito aos direitos e às diferenças, fortalecendo a cidadania digital e garantindo que ninguém seja deixado para trás”.
O CGI foi criado pelo Decreto nº 4.829, de 3 de setembro de 2003 com o propósito de criar diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil.
Entre as suas diversas atribuições destacam-se a promoção de estudos e padrões técnicos para a segurança das redes e serviços de internet do Brasil e a promoção de programas de pesquisa e desenvolvimento relacionados à internet, incluindo indicadores e estatísticas, estimulando sua disseminação em todo território nacional.