Confiança dos C-Suite na prestação de serviços básicos de TI diminui
Cerca de 43% dos CxOs de tecnologia inquiridos afirmam que as preocupações com a sua infraestrutura tecnológica aumentaram devido à IA generativa.
Um novo estudo do IBM Institute for Business Value está demonstrando que, embora os líderes de TI estejam a preparar as organizações para agilizar, com rapidez, a adoção de IA generativa, a confiança dos executivos C-suite em sua capacidade e de sua equipe de TI de fornecer serviços básicos está a diminuir.
Este estudo, a nível global, envolveu 2500 executivos de tecnologia de nível C (tech CxOs – Chief Experience Officer) de 34 países e revelou que menos de metade (47%) dos inquiridos considera que a sua organização de TI é eficaz nos serviços básicos, em comparação com 69% inquiridos em 2013.
Atualmente, apenas 36% dos CEOs respondentes e 50% dos CFOs acreditam que as TI são eficazes nos serviços básicos, contra 64% e 60%, respetivamente, desde 2013.
Por outro lado, 43% dos CxOs de tecnologia afirmam que as preocupações com as suas infraestruturas tecnológicas aumentaram nos últimos seis meses devido à IA generativa, e estão agora concentrados em otimizar a sua infraestrutura para escalar a IA generativa.
Os inquiridos referem que atualmente gastam 29% mais em cloud híbrida do que em IA e, nos próximos dois anos, esperam gastar metade (50%) do seu orçamento em cloud híbrida e IA combinadas.
“Atualmente, os líderes de tecnologia confrontam-se com várias exigências de negócio, ainda mais complicadas pela ascensão da IA generativa. Eles devem enfrentar os desafios de modernizar as suas infraestruturas de TI e escalar a IA generativa para apoiar a principal vantagem competitiva do negócio”, sustentou Mohamad Ali, Vice-Presidente Sénior da IBM Conuslting.