Empresa ou pessoa física? s limites entre as duas figuras são ainda mais tênues no varejo de vizinhança (mercados, padarias, vendas e outros pequenos e médios comércios), e ir além possibilitou ao Compra Agora, plataforma pioneira B2B focada no varejista brasileiro, multiplicar sua receita oriunda de ações de comunicação em seis vezes.
Essa estratégia, baseada em brandformance, foi desenvolvida pela Cadastra, companhia global de tecnologia, dados, comunicação e estratégia.
A nova abordagem teve três pilares principais: ações de conteúdo integrando o fortalecimento de marca com performance e orientações para o dia a dia dos varejistas; uma compreensão mais profunda da jornada de compra desta audiência; e um plano de mídia amplo e diversificado que alcançou o empreendedor na esfera digital durante seus hábitos pessoais. Essas iniciativas também foram alavancadas por um aumento de 32% nos investimentos em comunicação digital no período.
“O brandformance converge áreas que visam a criação de uma narrativa envolvente, ao mesmo tempo, em que busca alcançar objetivos mensuráveis para orientar ações de marketing, gerando tanto reforço da marca, quanto conduzindo o consumidor ao longo de sua jornada de compra”, afirma Leandro Rodrigues, diretor de Business & Strategy, da Cadastra.
“Ao aderirmos a novos canais e aumentarmos o investimento, tanto nos que já estavam funcionando quanto nos novos, conseguimos alcançar varejistas que ainda não estavam mapeados como potenciais clientes”, comenta Thaise Hagge, diretora-geral do Compra Agora.
O projeto teve início com uma reformulação completa da estratégia de conteúdo. Fora o aspecto promocional, o foco passou a ser em questões mercadológicas e de capacitação, trazendo temas a exemplo de como gerir estoque, quais produtos e categorias estão em alta, como atender bem ao cliente final, gestão financeira etc.
Para trabalhar os aspectos de proximidade e novas audiências, foram desenvolvidas ações com influenciadores. Nesta área, o desafio foi tanto selecionar os parceiros mais adequados quanto entrar em ambientes digitais não muito comuns para o mercado B2B.
“Se limitar às redes tradicionais do B2B, como o Linkedin, não traria o alcance e impacto necessários, por isso decidimos avançar para momentos da jornada anteriores a consideração de compra e que aí incluem as plataformas mais conhecidas como o Instagram, Youtube e TikTok. A partir daí, a questão foi selecionar os influenciadores com maior potencial, visto que assuntos correlatos ao varejo de vizinhança não são tão comuns nas redes também. Além de proprietárias de estabelecimentos em todo o País, encontramos alternativas interessantes em cartazeiros e consultores”, explica Leandro da Cadastra.
Suportando essas iniciativas, foram implementadas melhorias na área de SEO.
“É importante ressaltar que todas essas iniciativas foram coordenadas e com a integração dos diversos canais de Compra Agora, conduzindo o cliente de forma fluida ao longo de sua jornada de compra. Isso resultou tanto no aumento de visibilidade e relevância online, como em vendas. Temos planos de levar essa estratégia para ainda mais canais e também para as campanhas de Black Friday”, conclui o diretor da Cadastra.
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