Um estudo da Talkdesk sobre o metaverso indica que “este será o próximo canal de comunicação das marcas”, pois um quarto dos inquiridos afirmou que, durante a sua estadia no metaverso, ou compraram um artigo digital ou encontraram inspiração para fazer uma compra física na vida real.
Com isto, a Talkdesk quer ajudar as empresas a tirar partido desta tendência para melhorar a experiência do cliente (CX).
O metaverso pode descrever-se como um ambiente em linha tridimensional para as pessoas interagirem, socializarem, trabalharem e fazerem compras, utilizando avatares e realidade aumentada.
Embora seja ainda conceptual e não substitua as compras físicas e online a curto prazo, tem atraído a atenção dos consumidores e está prestes a tornar-se “uma nova forma de interação entre clientes e marcas”.
Nesse contexto, a Talkdesk partilha os principais pontos a ter em conta para que empresas redesenhem a experiência do cliente no metaverso.
Adaptar a nova tecnologia: Como as marcas mais populares já estão aproveitando este novo mundo virtual, as novas empresas podem ter mais dificuldades em encontrar seu espaço. Mais tarde ou mais cedo, será imperativo que as marcas, especialmente as de consumo e as que se dirigem às gerações mais jovens, estabeleçam sua presença no metaverso.
Encontrar o espaço adequado e ser ágil: Os primeiros tempos de qualquer nova tecnologia podem ser difíceis. As marcas que exploram a melhor maneira de aproveitar o metaverso com os consumidores devem ser resistentes para fazer face a algum contratempo. A Talkdesk revelou no relatório que quase metade dos inquiridos (47%) compra artigos virtuais ou procura inspiração para comprar um produto físico.
Explorar novos colaboradores e ativos digitais: A adaptação a uma nova tendência pode ser um desafio para as empresas, pelo que, adotar conteúdo descentralizado de criadores de conteúdos que estejam alinhados com a marca, bem como o apoio às comunidades que se reúnem à sua volta, pode facilitar o processo de implementação de novas tecnologias.
Otimizar a experiência do cliente: O estudo Talkdesk também revelou que mais de metade (51%) dos consumidores acreditam que as marcas serão capazes de fornecer um melhor serviço ao cliente no metaverso. Assim, a inteligência artificial e a automatização podem ajudar as empresas não só a oferecer jornadas mais inteligentes, personalizadas e fluídas no metaverso e noutros canais, mas também a prever necessidades e comportamentos futuros.
“Enquanto a realidade de um metaverso sofisticado, intuitivo e sem falhas ainda está no horizonte, os consumidores estão a recorrer a plataformas similares para comprar, partilhar, jogar e testar a novidade. Alguns até têm reuniões neste ambiente digital”, afirma Shannon Flanagan, vice-presidente de retalho e bens de consumo da Talkdesk.
As marcas que querem continuar sendo relevantes para o seu público no futuro “têm que acompanhar as tendências e as novas tecnologias para ganhar autoridade neste novo espaço virtual e aproveitar os benefícios que o metaverso oferece para redesenhar a experiência do cliente”, diz a Talkdesk.
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