Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia é instalado
Comitê Pop, órgão consultivo com representantes da sociedade civil e do governo vai assessorar o MCTI na implantação das políticas públicas de popularização da ciência no Brasil.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI realizou a instalação do Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia, o Comitê Pop.
O órgão consultivo vai assessorar o ministério e propor iniciativas relacionadas às políticas públicas de popularização da ciência e tecnologia no Brasil.
O Comitê Pop é composto por representantes do governo, instituições científicas, movimentos estudantis, sindicais e de outros setores da sociedade civil.
O Pop Ciência e o Comitê Pop foram instituídos por meio do Decreto nº 11.754, de 2023.
O objetivo é desenvolver a cultura científica e estimular a prática da ciência, tecnologia e inovação para promover a inclusão social e reduzir as desigualdades sociais.
Para isso, o Pop Ciência promove uma série de iniciativas como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), feiras científicas, programas caça asteroides e olimpíadas científicas, museus e centros de ciência e tecnologia, entre outras.
“O comitê vai discutir a política pública de popularização da ciência e educação científica para o Brasil inteiro e permitir uma articulação maior com estados e também municípios”, apontou o secretário e Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.
Para ele, o Comitê Pop tem um papel relevante para que o ministério trabalhe de forma coordenada e em sintonia com os diversos setores da sociedade na popularização da ciência no país.
Na primeira reunião do Comitê Pop, os integrantes discutiram um cronograma de atuação e a estruturação de um plano de trabalho que vai nortear a execução e o financiamento de políticas públicas de popularização da ciência.
Os integrantes do comitê foram apresentados e também puderam fazer sugestões relacionadas às atividades do programa Pop Ciência.