A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é um dos maiores distribuidores de gás natural do Brasil, fornecendo gás canalizado para os segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, cogeração e termogeração.
A empresa atende mais de 1,7 milhão de clientes em 88 cidades, passando pela região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba – além da região administrativa de Campinas.
Com uma grande base de clientes, a Comgás passou por um processo de renovação de seu parque tecnológico. Decidiu modernizar sua arquitetura tecnológica e levou toda sua infraestrutura para a nuvem, afastando-se dos servidores locais (on-premise).
Ao mesmo tempo, a empresa também construiu um ambiente robusto para poder trabalhar mais e melhor com a grande quantidade de dados gerados nos negócios e, assim, ser mais eficiente nas tomadas de decisão e melhorar as entregas aos seus clientes.
Lucio Oliveira, CIO da Comgás, afirma que o Microsoft Cloud foi fundamental para modernizar o arcabouço tecnológico da Comgás e aprofundar seu nível de transformação digital: “Nosso objetivo era que a tecnologia tivesse protagonismo em todas as atividades da empresa, e foi o que fizemos com esse projeto.”
O primeiro passo dessa jornada de transformação foi a criação de um ambiente de dados com suporte da Microsoft e de empresas parceiras.
Isso auxiliou no planejamento do projeto e no treinamento da equipe da Comgás. De acordo com Thiago Rolemberg, chefe do Departamento de Dados e IA da empresa, a iniciativa teve como objetivo “melhorar o volume de dados, o que poderia fortalecer a operação geral da concessionária”.
“Percebemos a possibilidade de extrair dados de forma mais eficiente usando IA e, dessa maneira, entender melhor nossos clientes para tomar decisões mais assertivas”, disse ainda.
A Comgás, em conjunto com a Microsoft, implementou uma moderna plataforma analítica no Microsoft Azure, incluindo serviços em nuvem que oferecem agilidade, flexibilidade e governança para o gerenciamento e análise dos dados da empresa.
“Ter um parceiro robusto como a Microsoft, que conhece e entende nossa operação, nos ajuda a organizar melhor nossa arquitetura pois estamos constantemente em busca de eficiência”, acrescenta Rolemberg.
Desde a sua implantação, mais de 55 TB de dados foram processados, e a plataforma reúne agora 60% dos dados representativos da Comgás.
Aproximadamente 30% da empresa já utiliza o ambiente. A expectativa é de que o número cresça para 55% até o final de 2024.
“Como temos uma plataforma robusta e confiável, começamos a desenvolver algoritmos de IA e ganhamos muito em eficiência, governança de dados e volume”, comemora Rolemberg.
Outro benefício foi a adesão ao Power BI, que homogeneizou a apresentação de dados divulgados pelas equipes da empresa, que trabalham apenas com relatórios aprovados. Isso fez com que o processo de extração de dados que, originalmente, levava entre 8 e 15 dias fosse drasticamente reduzido e pudesse ser feito até em tempo real, dependendo da área envolvida.
Estudo revela como a adoção da IA pode revolucionar a eficiência e a qualidade dos…
E-mails e ferramentas de colaboração corporativa estão entre os principais vetores de ataques cibernéticos.
Expectativa da empresa é encerrar 2024 com um faturamento próximo de R$ 8 bilhões, impulsionado…
Solução oferece comunicação multilíngue em tempo real para vendas e suporte globais.
O lucro líquido da empresa atingiu US$ 359 milhões, em comparação com as estimativas dos…
Foi ainda determinado, pelo TCU, a necessidade de aumentar o percentual de investimentos direcionados à…