CLI implanta o RISE with SAP e comemora autonomia
Operadora portuária do agronegócio adota solução em nuvem com software ERP que automatiza processos e otimiza planejamentos e tomadas de decisões.
A Corredor Logística e Infraestrutura (CLI), operadora portuária para o agronegócio, concluiu a implementação do RISE with SAP com o ERP SAP S/4HANA Cloud.
Essas soluções em nuvem automatizam processos e otimizam planejamentos e tomadas de decisões, a partir da integração de recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning.
A CLI atua na Elevações Portuárias, no Porto de Santos, carregando açúcar, soja e milho produzidos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e Minas Gerais.
A operadora logística também está no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto de Itaqui, onde embarca soja, farelo de soja e milho da região do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins) e do nordeste do Mato Grosso.
Há cerca de um ano, a CLI comprou 80% da EPSA da Rumo.
Com a implantação do RISE with SAP e do SAP S/4HANA Cloud, a CLI conta “com um moderno sistema de planejamento de recursos empresariais, aperfeiçoa o fluxo de dados, agrega insights em tempo real e tecnologia avançada, fortalece aspectos de compliance, dá visibilidade à cadeia de suprimentos e impulsiona a escalabilidade dos negócios”.
“Fizemos a mudança de sistema assumindo as funções administrativas e financeiras sem conhecer todas as informações e processos. Foi duro, mas agora temos soluções SAP para tomadas de decisões rápidas, além de agirmos de forma mais autônoma e independente”, conta a gerente executiva de Tecnologia da CLI, Cristiane Lunardi.
“A CLI conta agora com inúmeros benefícios que tornam mais simples o que parece complexo. A gama de ferramentas e serviços disponibilizados qualificam a governança e estimulam movimentos de economia sustentável”, destaca o vice-presidente de RISE with SAP e SAP S/4HANA Cloud da SAP Brasil, Rodrigo Susaki.
A implantação do RISE with SAP foi feita “em tempo recorde” pela CLI em parceria com a NTT DATA.
O Go live ocorreu logo após cinco meses. “Nossos acionistas ficaram extremamente satisfeitos com o grau de dedicação na migração do sistema. Trata-se da única investida que não requisitou prazo adicional para concluir a mudança de software ERP”, comenta Cristiane Lunardi, fazendo referência às controladoras Macquarie Asset Management Real Assets e IG4 Capital.
A transformação digital do sistema de gestão foi faseada. A primeira onda começou em junho, em Santos, e foi concluída em 1º de novembro. Houve a implementação do RISE with SAP com o SAP S/4HANA Cloud. Aos poucos foram adotados módulos complementares, com monitoramento para evitar atrasos nas entregas.
As próximas ondas de implementação do sistema estão previstas para o final de janeiro e de março (esta, concentrada na operação no Maranhão).
Logo será integrado o SAP Analytics Cloud para definição de métricas, hierarquias de desempenho, automatização e conversão de dados, insights mais detalhados e análises otimizadas, além da simulação de cenários para melhores tomadas de decisão.
A CLI também considera adotar o SAP Service Asset Manager, um aplicativo em nuvem que ajuda técnicos em campo a acessar e trabalhar com ativos e dados operacionais, ampliando os níveis de produtividade e minimizando custos.