Categories: CRMe-Marketing

CEOs brasileiros acreditam que transparência da IA generativa é a chave para confiança do mercado

Um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) aponta que 82% dos CEOs brasileiros acreditam que transparência da IA generativa – e outras novas tecnologias – são elementos-chave para conquistar a confiança dos clientes.

Por isso, 62% dos CEOs entrevistados concordam que a governança para inteligência artificial generativa deve ser estabelecida à medida que as soluções são projetadas, garantindo que a ética, a transparência e a conformidade regulatória estejam integradas desde o início, em vez de serem abordadas somente após a implantação.

Realizado com 3.000 CEOs de mais de 30 países e 26 indústrias, incluindo o Brasil, o estudo global anual da IBM, The CEO Study 2024, destaca ainda que 51% dos CEOs brasileiros entendem que a vantagem competitiva das suas empresas dependerá de quem tem a IA generativa mais avançada.

Além disso, 57% dos altos executivos do País relatam que sua equipe já tem o conhecimento e as habilidades necessárias para incorporar IA generativa aos sistemas de suas operações.

Por outro lado, 59% deles reconhecem que estão com dificuldades para preencher cargos-chave que envolvem a tecnologia.

Neste contexto de sucesso nos negócios com a adoção da IA generativa, 74% dos executivos brasileiros destacam que o êxito dessa tecnologia dependerá mais da aceitação, do engajamento das pessoas e da cultura organizacional do que das capacidades técnicas da própria tecnologia.

Por fim, o estudo aponta que as transformações digitais das empresas devem continuar firmes em 2024: 78% dos CEOs do País planejam manter ou acelerar o ritmo de mudança transformacional de sua organização neste ano, sendo que 68% vão correr mais riscos do que a concorrência para manter sua vantagem competitiva no mercado.

  1. “Estamos em um momento do mercado brasileiro em que as empresas estão adotando a IA em busca de potencializar a eficiência e a produtividade dos negócios – não estamos mais em uma fase de experimentação. Precisamos entender como a tecnologia pode auxiliar as empresas na criação de novos modelos e oportunidades de negócios e, assim, atingir novos patamares de ROI. No entanto, as organizações também enfrentam barreiras significativas para a adoção da IA, como desafios de integração e escalabilidade, governança da IA, complexidade dos dados e limitação de habilidades ”, explica Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil.
Claudia Sargento

Recent Posts

Prêmio Jovem Cientista ainda recebe inscrições

Premiação incentiva jovens pesquisadores a explorarem o impacto da conectividade e inclusão digital no país.

3 dias ago

Rede AccorInvest no Brasil corre tecnologia Cisco

A tecnologia Cisco Meraki Wi-Fi 6E expande a capacidade para exceder o desempenho de velocidade…

3 dias ago

Brasil: setor de TI cresce 12%

O valor está superando até mesmo o ritmo dos Estados Unidos, com previsão de crescimento…

3 dias ago

Hospital Sírio-Libanês acelera gestão da saúde

O processo de transformação digital começou com o SAP SuccessFactors para gerenciar talentos e treinamentos…

4 dias ago

Conexões de altíssima velocidade em destaque na Futurecom

Estudo sobre a implantação do 5G no Brasil e no mundo revela que temos a…

4 dias ago

Está chegando o Outubro ciberseguro

A campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e…

4 dias ago