As tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (RV) começam a transbordar com mais força do mundo dos jogos para outros setores da economia, inclusive para o mercado financeiro.
E os bancos precisam estar preparado não tanto para as mudanças que essas tecnologias trazem, quanto para adotarem soluções não-intrusivas ao cuidarem dos dados e dinheiro de seus clientes.
Esse é um dos alertas do estudo “Do AI + VE surveillance technologies improve inclusion or make us boiling frogs?”, feito por especialistas da Capco.
De acordo com a Capco, os bancos precisam se adequar às mudanças sutis que, no futuro, terão enorme impacto. A expressão “sapos ferventes” é uma metáfora que faz referência à incapacidade das pessoas de reagir a mudanças significativas que ocorrem gradualmente ou a eventos que se tornaram lugar-comum.
“No trabalho e na vida pessoal, a inteligência artificial e a vigilância de realidade virtual estão se tornando mais comuns e menos óbvias em sua natureza intrusiva devido a dispositivos de uso conveniente, como relógios e óculos”, explica Camille Ocampo, diretor Executivo Capco Brasil.
É importante ressaltar, porém, que sem consentimento, a vigilância pode ser uma violação do direito humano básico de liberdade e ao direito de liberdade de opinião e expressão.
“Semelhante à vigilância no local de trabalho, é importante que os envolvidos, sejam jogadores em ambiente de games ou funcionários de empresas, tenham informações sobre o tipo de rastreamento a que estão expostos e que podem influenciar seu comportamento”, destaca.
O fato é que, gostando ou não, a sociedade está cada vez mais exposta ao risco de manipulação oculta por meio de tecnologias de vigilância. Assim, é importante saber quais os casos de uso específicos usando tanto AI quanto RV. De acordo com a análise da Capco, os principais usos são:
Assim, não há tecnologia boa ou ruim, diz a Capco. Isso depende de como são usadas. É importante ainda destacar que os investidores devem se envolver com as empresas para garantir o uso correto da tecnologia, com transparência e divulgação de informações cruciais, conclui o estudo da Capco.
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…
A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…
Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…