Cadastra e BASF Agro mostram como transformar a jornada do cliente
Projeto visa aprimorar a base de dados, gerando mais engajamento e oportunidades entre os diferentes perfis de público no agronegócio.
No campo, a área de CRM apresenta uma complexidade extra.
Além dos diferentes perfis dos compradores (empresários, pequenos produtores, técnicos, consultores, etc.), as compras ocorrem de forma programada, tendo em vista o período da safra e características de cada cultura.
Este cenário levou a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF a trabalhar com a Cadastra em um projeto de maturidade digital de sua base de clientes agro na América Latina.
As principais estratégias e resultados deste projeto serão apresentados em um painel do Salesforce World Tour São Paulo 2024.
A área de CRM, com a digitalização forçada da pandemia e o anunciado fim dos cookies de terceiros, vem recebendo mais atenção das marcas.
Tanto que esta área na Cadastra cresceu 88% em 2023 e 54% apenas no primeiro trimestre de 2024.
A companhia conquistou clientes como Decathlon, Bridgestone, Edenred, Ultragaz e Reckitt, principalmente em projetos de CRM, que contam estratégia para aumento da maturidade digital, hiper personalização e arquitetura de dados.
A parceria BASF/Cadastra resultou na maior digitalização da jornada do cliente no setor agrícola, com a migração para uma nova plataforma e a criação de jornadas personalizadas por país, unidade de negócio e segmento.
Estratégias avançadas de CRM foram implementadas, incluindo o aprofundamento do entendimento comportamental das segmentações, o enriquecimento de dados e o desenvolvimento de réguas de relacionamento (conjunto de interações e ações programadas) mais complexas.
“Com a Cadastra, nosso objetivo foi investir em estratégias de CRM para nossas unidades de negócio na América Latina, criando um ecossistema de comunicação mais robusto, integrado e personalizado. E, com isso, melhorar o aproveitamento de nossa base total de clientes na região”, ressalta Rafaela Uceda.
Para a Salesforce Specialist da Cadastra, “a mudança de plataforma e estratégia possibilitou a BASF amadurecer sua atuação no CRM, conhecendo seu público com mais profundidade e permitindo uma melhor segmentação”.
O projeto BASF/Cadastra resultou em um crescimento significativo na base de clientes nutridos, com um aumento de mais de 51%.
Além disso, a implementação de 4 réguas personalizadas para a jornada do agricultor registrou um aumento de 6 pontos percentuais no engajamento em jornadas, comparado a envios pontuais, refere a empresa.