O saneamento é uma das prioridades no Brasil e, a partir do avanço do setor, há a necessidade de desenvolver planos de crescimento e, como um dos pilares, adotar tecnologias compatíveis com essa realidade.
Atenta a isso, a BRK Ambiental iniciou sua jornada para a digitalização a fim de manter o ritmo dos negócios, “bem como reforçar seu propósito de levar melhores serviços e atendimento de qualidade”.
A decisão de ir para uma solução em nuvem veio a partir da busca por eficiência operacional, otimização, automação, flexibilidade, proteção dos dados e melhoria na experiência dos clientes.
O movimento da empresa para usufruir dos benefícios da modalidade de nuvem começou em 2018, sendo que a estratégia teve maior tração em 2019: “Temos um sistema de billing (sistema de cobranças) e de gestão comercial desenvolvidos internamente. Na ocasião, surgiram demandas exigindo novos ambientes de TI e, principalmente, precisávamos evoluir e modernizar com metodologias ágeis.”
Marcelo Castanho, líder de Infraestrutura e Operações, BRK Ambiental explicou assim que, em 2020, foram implantados o Oracle Database integrado ao Oracle Exadata, levando a empresa a outro nível tecnológico e potencializando o uso de novas funcionalidades.
O impacto da operação, tanto para as áreas internas quanto para os clientes, foi logo identificado por meio da solução Oracle, como por exemplo, “a agilidade nos canais digitais e nos serviços de linha de frente”.
O ritmo seguiu em 2022 quando a BRK Ambiental, junto à Oracle, identificou a oportunidade de dar mais um salto de inovação, levando os ambientes de um dos data centers de esteira de desenvolvimento, dados de missão-crítica, Quality Assurance (controle de qualidade dos serviços) de Disater Recovery (recuperação de desastres), para a infraestrutura de nuvem Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
A largada para a migração para OCI, proporcionou otimização, escalabilidade, “redução de custos de TI de cerca de 40%, bem como a modernização com mais segurança”.
“O time de Cloud Journey Experience agregou muito com consultoria e conhecimento em todas as fases programadas da migração desde o início de 2023. Passamos a contar com uma infraestrutura mais moderna e segura”, reforça Castanho.
Toda a movimentação para a nuvem não foi uma novidade para a empresa. Entre 2021 e 2022, a BRK Ambiental também adotou a modalidade multicloud com o uso da infraestrutura Microsoft Azure, que tem interconectividade com OCI. Além disso, atualmente a empresa convive com sistemas on premise e no mundo híbrido.
App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…
Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…