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Brasileiros querem experiência omnichannel nessas festas

Um novo estudo de pesquisa de consumo da Oracle Retail revelou que os consumidores no Brasil estão optando por voltar às lojas, mas esperam um atendimento omnicanal dos varejistas que garanta a disponibilidade do produto que procuram e sua entrega no prazo pelo caminho que for mais conveniente.

20% das pessoas dizem que itens fora de estoque seriam uma experiência ruim, seja na loja ou online, e 53% disseram que a velocidade de entrega costuma ser um fator determinante na escolha de um vendedor ou outro.

Já 71% estariam dispostos a pagar mais por entrega acelerada ou garantida.

“Trata-se de fornecer o que chamamos de experiência de corredor infinito; isso pode significar, por exemplo, ajudar um cliente na loja a encontrar um item on-line e entregá-lo em sua casa ou fornecer aos compradores on-line uma visão precisa da disponibilidade do produto em sua localização física mais próxima”, comenta Pablo Verrastro, Diretor Sênior de Vendas de Aplicações de Varejo da Oracle Latin America.

“Mais do que melhores práticas, hoje falamos sobre as próximas práticas, e nesse quadro as propostas phygital estão cada vez mais populares justamente porque combinar o melhor de todos os mundos face à necessidade de hoje”, acrescentou ainda.

A pesquisa entrevistou 8.107 consumidores por todo mundo, distribuídos em 11 países diferentes no final de setembro de 2022, incluindo 500 pessoas no Brasil.

Com as restrições amplamente levantadas, as pessoas estão voltando às lojas para fazer compras de fim de ano, mas as expectativas de disponibilidade de estoque permanecem altas.

  • 32% das pessoas planejam comprar presencialmente nas lojas e 24% tanto na loja, quanto online
  • 20% das pessoas afirmaram que seria uma experiência ruim não ter o produto em estoque
  • 24% afirmaram que trocariam de loja caso não houvesse estoque disponível

Já a entrega em domicílio (50%) ainda é de longe o método mais popular de coleta de itens comprados online, em comparação com a retirada pessoal sem contato (20%) ou retirada na loja (18%) .

Isso cria urgência para os varejistas para garantirem que os presentes sejam entregues no prazo, proporcionando uma transparência clara ao longo do caminho. Na verdade, 71% dos consumidores disseram nesse estudo que receber rastreamento granular sobre o paradeiro de sua compra é importante.

Claudia Sargento

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