Brasil participa de 1º Encontro Luso-Brasileiro sobre Nanociências e Nanotecnologias
Evento apresenta iniciativas dos dois países nas áreas de micro e nanoeletrônica; novos materiais; meio ambiente; saúde, indústria alimentar e energia.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou, em Braga, Portugal, do 1º Encontro Luso-Brasileiro sobre Nanociências e Nanotecnologias.
O evento, feito em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, é fruto da visita da comitiva presidencial ao país em abril. A delegação brasileira é composta por representantes do MCTI e pesquisadores nacionais.
O objetivo do evento é apresentar as iniciativas desenvolvidas pelos dois países em temas como Micro e Nanoeletrônica e Optoeletrônica (IOT, digitalização industrial, novos materiais 2D); Meio Ambiente (água, ar, solos); Saúde (nanotecnologia em diagnóstico e terapias); Indústria alimentar (segurança alimentar, processamento de novos alimentos) e Energia (baterias, PV), além de debater como intensificar as cooperações entre Brasil e Portugal em nanociências, nanotecnologias e tecnologias quânticas.
O evento é sediado no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). A participação brasileira tem o auxílio da Embaixada do Brasil em Portugal.
Em Lisboa, a delegação brasileira também participa, a partir de quarta-feira, de uma série de visitas a institutos de pesquisa portugueses com atuação em nanotecnologia.