Brasil marca presença em reunião sobre Indicadores de C,T&I no Panamá

O coordenador-geral Roberto Colares, apresentou a experiência do Brasil na apuração dos gastos estaduais em C,T&I.

A Equipe de Indicadores de CT&I representou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na reunião anual do Comitê Técnico da Rede Ibero-americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (RICYT) e da Rede Ibero-Americana de Indicadores do Ensino Superior (Rede INDICES), realizada no Panamá.

As oficinas do evento abordaram diversas oportunidades para aprimorar a pesquisa de dados, incluindo os resultados e desafios dos indicadores em nível subnacional.

Em um painel dedicado ao tema, o coordenador-geral de Indicadores de Ciência e Tecnologia do MCTI, Roberto Colares, apresentou a experiência do Brasil na apuração dos gastos estaduais em C,T&I.

“Por meio da participação nesses eventos, o MCTI busca fortalecer a cooperação internacional e promover a troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para a evolução dos indicadores de CT&I e do ensino superior na região ibero-americana”, afirma Colares.

Na reunião anual, a Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação do Panamá (SENACYT) lançou o Observatório Panamenho de Ciência, Tecnologia e Inovação (OPCYT) e a RICYT apresentou uma publicação sobre o Estado da Ciência 2023 na região, que incluiu, ainda, um dossiê sobre inteligência artificial e a medição de atividades relacionadas a IA.

O MCTI, por meio da área de Indicadores de CT&I, faz parte da RICYT desde a década de 90, tendo participado de diversas reuniões de trabalho do Comitê Técnico e de eventos patrocinados pela Rede.

Este envolvimento contínuo “reafirma o compromisso do ministério com a melhoria e desenvolvimento de indicadores que possibilitem uma análise mais precisa e aprofundada do cenário científico e tecnológico, tanto no Brasil quanto na Ibero-América”.