Categories: CiênciaInovação

Brasil leva pesquisadores a Singapura e Reino Unido

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), liderou uma comitiva de pesquisadores da área de materiais avançados, nanotecnologia e grafeno a Singapura e Manchester, Reino Unido.

Nas duas semanas de imersão, os cientistas puderam ver de perto a aplicação do planejamento a longo prazo, investimentos em CT&I e aproximação com o setor produtivo promovidos nesses países.

Segundo o coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras do MCTI, Felipe Bellucci, um dos principais vetores para o desenvolvimento desses setores é o estímulo a alianças estratégicas internacionais.

“Neste ponto, Singapura e o Reino Unido se destacam pela histórica, profícua e mútua cooperação com o Brasil, pela atual sofisticação de seus sistemas de inovação, pela estrutura de liberdade econômica e pela exitosa articulação entre talentos, academia e setor privado”, afirmou.

Em Singapura foi identificada uma dinâmica de superação das limitações físicas. Apesar do pequeno território e ausência de recursos naturais, a nação “se destaca como um dos países mais ricos do mundo”.

Singapura investe a longo prazo em pesquisa e inovação na área de nanotecnologia e materiais avançados, colhendo já os primeiros frutos dessa visão de futuro.

Já em Manchester, no Reino Unido, foi identificada uma base científica sólida, duas instituições bicentenárias (fundadas em 1824): a Universidade de Manchester e a Universidade Metropolitana de Manchester e uma cultura de interação universidade-indústria praticamente indissociável.

As duas principais instituições visitadas na cidade foram o Centro de Engenharia e Inovação em Grafeno e o Centro Nacional do Grafeno.

Em todas as interações com universidades, centros de pesquisa e ambientes promotores da Inovação, o Brasil foi reconhecido como um parceiro científico importante, geopoliticamente estratégico e fornecedor de produtos essenciais na atualidade.

A delegação foi composta por dez pesquisadores de sete Estados e quatro regiões do Brasil, incluindo instituições e Unidades de Pesquisa do MCTI.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle apresenta o AI Agent Studio

O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…

16 horas ago

Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis

71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…

20 horas ago

AUTOCOM Summit: lançado projeto de desenvolvimento das MPES

SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…

24 horas ago

Encontro Futurecom pós-MWC debateu desafios do setor de telecom

O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…

2 dias ago

HartBR está lançando novos módulos de comunicação

Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…

2 dias ago

Novas ofertas de Azure no Brasil ajudam a ganho de eficiência

Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…

2 dias ago