Brasil: internet em mais habitações rurais

A pesquisa apontou que 81% da população usou a internet nos últimos três meses, o que corresponde a 148 milhões de indivíduos.

As habitações em áreas rurais brasileiras estão mais conectadas à internet.

A conclusão é da pesquisa TIC Domicílios, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), segundo o qual entre 2019 e 2021 houve um acréscimo de 20 pontos percentuais na proporção de domicílios com acesso à rede nessas regiões, passando de 51% para 71%.

De acordo com a TIC Domicílios 2021, agora são 6,7 milhões de habitações rurais com conexão.

A proporção de indivíduos utilizando a internet nas áreas rurais cresceu em comparação ao período que antecedeu a crise sanitária da COVID-19, passando de 53% dos usuários (com 10 anos ou mais) em 2019 para 73% em 2021.

Em todo o território nacional, a pesquisa apontou que 81% da população (com 10 anos ou mais) usou a internet nos últimos três meses, o que corresponde a 148 milhões de indivíduos.

Atento à tendência, o Governo Federal, por meio do MCom, tem empenhado esforços, desde sua recriação em 2020, na interiorização da política de inclusão digital, em particular com o programa Wi-Fi Brasil, prioritariamente direcionado para localidades em estado de vulnerabilidade social.

Dos mais de 17 mil pontos instalados pelo programa, 13,3 mil estão em áreas rurais, nos mais de 3,1 mil municípios atendidos.

Nos próximos meses e anos, os indicadores de expansão do acesso e uso de internet “também devem ser afetados, positivamente, pelos compromissos de investimento do Edital 5G” – tanto com a implantação das redes 5G quanto com a ampliação da prestação de serviço 4G.