A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, recebeu em Brasília, a ministra de Ciência e Tecnologia da Venezuela, Gabriela Jiménez Ramírez, para fortalecer as relações bilaterais.
Temas como Amazônia, ciências oceânicas, biofábricas, desastres naturais e pesquisas em petróleo e gás foram discutidos pelas ministras.
“É de interesse do presidente Lula avançar nessa parceria com a Venezuela, temos problemas e desafios semelhantes para várias ações em conjunto”, afirmou Luciana Santos.
A ministra venezuelana contou que o país desenvolveu um tratamento de excelência com o uso de células troncos para pessoas com deficiência na tíbia: “Temos uma ciência aberta e queremos compartilhar esse conhecimento com o Brasil. Este tratamento de saúde de má formação óssea é uma referência na nossa área de saúde e tecnologia.”
As ministras também debateram o déficit na formação e capacitação de novos engenheiros. “Hoje, falta mão de obra no país e em 10 anos esse déficit será muito maior”, disse Gabriela.
A ministra Luciana Santos afirmou que o Brasil está enfrentando o déficit de profissionais nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação com o programa Residência em TIC.
Também defendeu uma parceria com a Venezuela para ampliar a formação de jovens e mulheres na ciência: “Essa é uma agenda que nós ministras temos em comum, ampliar o número de mulheres em ciência, tecnologia e inovação”.
O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…
71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…
SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…
O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…
Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…
Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…