Brasil e Suriname assinam memorando em telco
Articulação para atuação conjunta em foros internacionais pode reforçar a parceria para fazer avançar posicionamentos brasileiros no âmbito internacional.
Foi celebrado em Brasília, DF, Memorando de Entendimento entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Telecommnicatie Autoriteit Suriname (TAS, na sigla em holandês), o órgão regulador das telecomunicações do Suriname.
A cerimônia de assinatura pelos Presidentes de ambas as instituições, Presidente Carlos Baigorri (Anatel) e Diretora Wendy Jap-A-Joe (TAS) contou com a participação e palavras iniciais também dos Conselheiros Diretores Artur Coimbra e Cristiana Leão.
O instrumento prevê cooperação abrangente em diferentes temas, que abrangem monitoramento dos serviços, a proteção de usuários, certificação de equipamentos e outros.
Além disso, ele também deve constituir uma plataforma para coordenação de posicionamento em organismos internacionais setoriais.
Logo à partida foram trabalhados temas como monitoramento de espectro, modelagem brasileira do Edital de Radiofrequências relacionadas à tecnologia 5G ou certificação e homologação de equipamentos de radiofrequências entre vários outros.
A aproximação com o regulador do Suriname insere-se na busca da Anatel “pelo fortalecimento da cooperação técnica e estratégica no âmbito do continente, especialmente com um país com o qual compartilhamos fronteiras e com o qual devemos endereçar os desafios peculiares à região amazônica”, segundo se lê em nota de imprensa.