Brasil e Japão assinam memorando de cooperação em ciência e tecnologia

Documento amplia parceria bilateral estratégica entre os dois países em temas como transformação digital, bioeconomia, ciências climáticas e energias limpas.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, assinou, em sua visita institucional a Tóquio, Memorando de Cooperação em CT&I com o governo do Japão.
O documento formaliza a ampliação da parceria bilateral em temas como transformação digital, bioeconomia, saúde, energias limpas, ciências climáticas, espaço e desastres naturais.
O acordo foi anunciado, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.
A cooperação se dará por meio de chamadas conjuntas para projetos de pesquisa; intercâmbio de informações relevantes e dados científicos, bem como a troca de boas práticas; intercâmbio de especialistas, técnicos e pesquisadores; realização de workshops, seminários e simpósios conjuntos; promoção do intercâmbio entre instituições de pesquisa e o setor privado; e desenvolvimento de projetos PD&I.
“O memorando reforça o compromisso de Brasil e Japão com o desenvolvimento sustentável e o avanço da cooperação científica, alinhando-se às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB) e consolidando a parceria estratégica entre as nações. Essas iniciativas demonstram o compromisso dos dois países em fortalecer a cooperação tecnológica e científica, promovendo inovação e soluções conjuntas para desafios globais”, detalhou Luciana Santos.
Em Tóquio, a ministra participou também do Fórum Empresarial Brasil-Japão. “Os laços históricos entre nossos povos têm o setor empresarial como um dos seus alicerces e, dentro disso, há um componente essencial da tecnologia e da inovação. No Brasil, vivemos a retomada das políticas industriais no sentido da reinserção do País nas cadeias mais dinâmicas da economia global, o que depende da superação do atraso produtivo e tecnológico e do estímulo e apoio à inovação empresarial através da ação decisiva do Estado”, discursou a ministra.
Em sua fala no evento, ela destacou as contribuições do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para a nova política industrial brasileira, a Nova Indústria Brasil, e mencionou o memorando de cooperação assinado com o governo do Japão.