Brasil e Irlanda estudam memorando de entendimento em C&T

País europeu aparece no 23º lugar no Índice Global de Inovação 2022 e 6o na colaboração entre universidade e indústria.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estuda a viabilidade de firmar um memorando de entendimento em ciência, tecnologia e inovação com a Irlanda.

Em reunião com a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Marcia Barbosa, o ministro para o Desenvolvimento Internacional e Diáspora do Departamento de Relações Exteriores da Irlanda, Sean Fleming, manifestou interesse em firmar o instrumento internacional com o Brasil.

A comitiva irlandesa visitou o MCTI com o objetivo de estreitar as relações bilaterais entre os dois países e para tratar de possibilidades de cooperação.

“Temos interesse em criar oportunidades para pesquisadores, professores e para a sociedade, em especial, para  avançar nas carreiras científicas”, afirmou a secretária Marcia Barbosa, que citou referências positivas sobre o progresso rápido do país europeu nas áreas de educação superior e industrialização.

A Irlanda, que integra a União Européia, está classificada em 23º lugar no Índice Global de Inovação 2022 e tem uma reputação crescente de excelência científica, sendo líder europeu de tecnologia.

O mesmo ranking indica o 4o lugar para mulheres empregadas com diplomas avançados e a sexta posição para a colaboração em  pesquisa e desenvolvimento entre universidade e indústria.

“A Irlanda é um pequeno país, mas tem um sistema de educação de alto nível”, afirmou Fleming, que assumiu o cargo em dezembro de 2022 e é responsável pelo desenvolvimento internacional e pela diáspora científica.

No ano passado, o país europeu lançou um plano 2030 que coloca a pesquisa e inovação no centro da abordagem dos desafios sociais, econômicos e ambientais.