Brasil e Espanha aprofundam parceria em inovação
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou, em Madri, a Carta de Intenções entre o MCTI, a Finep, o Ministério de Ciência e Inovação da Espanha e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação (CDTI) que relança a parceria estratégica entre Brasil e Espanha. A ministra integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O documento assinado pela ministra busca a coordenação de projetos bilaterais de desenvolvimento e inovação tecnológica entre empresas brasileiras e espanholas. Entre as áreas prioritárias e de interesse comum, estão saúde, meio ambiente e mudança climática, transição energética, alimentos de maior qualidade e valor agregado e novos recursos para a Indústria 4.0, transição energética, mobilidade e transporte e tecnologias da informação e comunicações.
Durante declaração à imprensa, o presidente Lula lembrou da importante parceria com o país ibérico e afirmou que o Brasil voltará a investir em pesquisa: “A Espanha é segundo país que mais investe no Brasil, mais de mil empresas espanholas estão sediadas no Brasil e 15 milhões de descendentes de espanhóis estão no Brasil.”
“Minha vinda aqui é para dizer que o Brasil voltou e vamos recuperar o que já tínhamos construído. Vamos voltar a investir em educação, em pesquisa e a cuidar do clima com responsabilidade”, completou Lula da Silva.
O presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, reiterou a intenção de fortalecer e estreitar a parceria com Brasil: “Estamos cheios de esperança para a criação de emprego e riquezas para nossos países. Em ciência e inovação, assinamos uma carta de intenções para trazer atividades de características inovadores no âmbito ecológico, da educação superior e do trabalho que vai expressar a maturidade e diversidade de nossas relações.”