A cooperação em ciência, tecnologia e inovação com a China é prioritária no Ministério e vai desde a relativa a tecnologias aplicadas ao uso de fontes de luz sincrotron – em que o Brasil tem um estágio de desenvolvimento mais avançado do que a China – até temas relacionados a mudança climática e tecnologias inovadoras para energia e projetos com desenvolvimento espacial, como satélite e radiotelescópio.
Foi o que explicou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta quinta-feira (24), na reunião interministerial preparatória para a VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).
O objetivo do encontro foi monitorar o andamento das atividades previstas nos Planos Estratégico e Executivo Brasil-China, em vigor desde 2022, bem como para a identificação de iniciativas concretas de cooperação entre os dois países que possam constituir entregas durante a VII Sessão Plenária da COSBAN, prevista para ocorrer em 2024.
“Quero ressaltar que a cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com a China é prioritária no MCTI, que está à frente de três subcomissões da COSBAN”, afirmou a ministra Luciana Santos ao abrir sua fala.
Entre as ações dessa subcomissão, a ministra lembrou, por exemplo, do memorando de entendimento para cooperação científica com tecnologias aplicadas ao uso de fontes de luz sincrotron.
Além disso, falou sobre o apoio dado pelo MCTI ao Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, mantido conjuntamente pela Universidade de Tsinghua e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…
Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…