Anatel e Camarões cooperam nas telecomunicações
O acordo entre a Anatel e a Agência de Regulação de Telecomunicações de Camarões permitirá troca de experiências em áreas como convergência regulatória, gestão de espectro e certificação de equipamentos.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Manuel Baigorri, e o diretor-geral da Agência de Regulação de Telecomunicações (ART) da República de Camarões, Philémon Zo’o Zame, assinaram um Memorando de Entendimento entre os dois entes reguladores.
A formalização do acordo marcou o início da visita da delegação camaronesa ao Brasil.
O Memorando de Entendimento insere-se no âmbito da cooperação técnica entre Brasil e Camarões e tem como objetivo possibilitar a troca de experiências e o debate em temas de relevo para as agências, como convergência regulatória, gestão de espectro e certificação de equipamentos.
Além disso, o acordo contempla desafios comuns aos dois países, como atingir o acesso universal aos serviços de telecomunicações, ampliar a competição e endereçar as demandas contemporâneas de segurança cibernética.
O Memorando também lança as bases para uma atuação coordenada dos dois países em foros internacionais.
Durante a cerimônia de assinatura, o presidente da Anatel manifestou sua expectativa de que a agenda de encontros técnicos que se inicia com a visita da delegação seja a primeira de muitas atividades conjuntas, presenciais e remotas, com resultados para ambas as agências reguladoras.