IBM Power10: Mais poder e confiabilidade sem arriscar os negócios
Novas tecnologias trazem sempre novas oportunidades e novos desafios. Vivemos em um cenário híbrido de negócios, no qual um grande volume de dados e transações circulam pelas nuvens, entre empresas e colaboradores, entre empresas e clientes e entre empresas e todo um ecossistema de fornecedores e parceiros. O alto volume de dados que circulam pela rede e a capilaridade necessária para envolver todos os stakeholders, torna os sistemas corporativos um alvo preferencial de cibercriminosos. Portanto, velocidade, confiabilidade e segurança são três fatores essenciais para garantir sucesso nos negócios em uma economia digital.
Some a isso o fato de que aplicações usando Inteligência Artificial (IA), Big Data e Analytics entram na rotina da computação corporativa nesse mundo data driven, e são essenciais para criar valor para o negócio e para os clientes. E é aí que o hardware entra na equação. Uma pesquisa da IDC, por exemplo, estima que 21% dos servidores utilizados em 2025 serão ocupados com processamento de aplicações de IA.
O uso de plataformas de hardware poderosas em ambientes de nuvem híbrida é demandado para garantir a confiabilidade de todo o processo. A plataforma também precisa oferecer segurança contra ciberataques que possam afetar a privacidade dos dados, escalabilidade e elasticidade para encarar as variações da demanda de uso e, em um mundo ESG, eficiência energética.
Desenvolvida ao longo de cinco anos, e incorporando centenas de patentes, a plataforma IBM Power10, lançada no segundo semestre de 2021, foi projetada com foco nessas demandas. Ela usa o processador Power10, que pode integrar a IA em aplicações de negócios, e é otimizada para uso das soluções Red Hat em ambientes de nuvem híbrida. O Power10 é o primeiro processador 7nm comercializado pela IBM, previsto para fornecer uma melhoria de até 3x na capacidade e na eficiência energética, permitindo maior desempenho.
Segurança como imperativo
A segurança é garantida pela criptografia de memória de ponta a ponta, projetada para oferecer suporte à segurança dos dados “in flight” sem degradar o desempenho, aproveitando os recursos de hardware para uma experiência de usuário perfeita. O resultado é uma plataforma extremamente segura, com alta disponibilidade (99,999%, segundo pesquisa da ITIC) e alto poder de processamento.
As otimizações do IBM Power10 aceleram a criptografia em 40%, não apenas para os padrões de criptografia atuais como AES e SHA3, mas também para tecnologia de criptografia de próxima geração, como criptografia totalmente homomórfica (FHE) e criptografia quântica segura – mirando o momento em que os computadores quânticos em larga escala serão construídos
Em um relatório recente, a IDC considerou o Power10 “um passo incremental que olha para o futuro”. Segundo o relatório, com o Power10 “a IBM continua a impulsionar a computação corporativa em direção a um ponto ideal onde o melhor de todos os mundos se reúne: abertura, poder de computação, nuvem híbrida, IA, segurança, escalabilidade, sustentabilidade e confiabilidade em uma única plataforma”.
Desde a pandemia cada vez mais as empresas migram seus processamentos de missão crítica para ambientes de nuvem híbridos ou multicloud (como é o caso da Coca-Cola European Partners, por exemplo) e o IBM Power10 pode oferecer até 50% maior desempenho por soquete processador e sistema, e economizando até 1/3 da energia necessária para suportar esses ambientes.
A IDC lembra que “as aplicações das empresas são obrigadas a estar disponíveis aos clientes o tempo todo, colocando uma pressão tremenda sobre a infraestrutura que dá suporte a essas aplicações, permitindo pouco ou nenhum tempo de inatividade programado ou não programado”. Nesse sentido, o IBM Power10 foi projetado para fornecer novos recursos de isolamento e proteção de contêiner reforçados por hardware. Caso um contêiner seja comprometido, ele pode ser isolado para ser corrigido, enquanto o trabalho continua.
O poder, no entanto, não pode prescindir da facilidade de uso e da precisão. Os sistemas Power10 tiram proveito dos recursos integrados de gerenciamento de segurança oferecidos pelo IBM PowerSC, o portfólio de software Power para gerenciamento de segurança e conformidade na plataforma. Em uma interface de usuário baseada na Web, o PowerSC agrupa recursos como automação de conformidade com vários padrões do setor, monitoramento de integridade de arquivos em tempo real, relatórios para dar suporte a auditorias de segurança, gerenciamento de patches, registro confiável e autenticação multifator, entre outros.