Banco Central autoriza Topaz a atuar como provedor de Serviços de TI

Com essa decisão, a empresa do Grupo Stefanini vai além das soluções de pagamento as a service e passa a oferecer infraestrutura completa para o segmento.

A Topaz recebeu do Banco Central a homologação para atuar como provedor de Serviços de Tecnologia da Informação.

Na prática, a companhia – com mais de 20 anos de experiência e participação ativa nas discussões sobre a criação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e do Pix -, poderá oferecer infraestrutura completa para empresas do setor e não apenas soluções de sistemas de pagamento por meio de licenças.

“A Topaz chega nesse mercado não só com toda essa experiência de pagamentos, mas com uma jornada de navegabilidade muito facilitada para os usuários. Temos uma das maiores plataformas de sistemas bancários dentro e fora do Brasil, a Topaz One, que oferece tudo que a instituição financeira precisa para construir sua jornada”, explica Flávio Gaspar. 

O CPO da Topaz diz ainda que com a decisão do Bacen, “além de licenciada para vender as soluções no modelo de software como serviço (SaaS), nossa empresa se torna um provedor”.

Composta por oito famílias de produtos, a plataforma Topaz One inclui onboarding, canais (mobile e internet banking, ATM, agências), core bancário (conta, empréstimo, tesouraria, financiamento, investimento), processamento de transações financeiras, toda a parte regulatória e contábil, além de Pix, SPB, segurança de canais digitais e workflow para construir a jornada do cliente.

“A partir de agora, vamos muito além da oferta de sistema e operacionalização de regra de negócio, nos posicionando como um grande provedor de infraestrutura”, complementa Samara Rodrigues de Lima, gerente de produtos digitais da Topaz.

Para este ano, a Topaz prevê crescimento global entre 30% e 40%, com expectativa de atingir cerca de R$ 1 bilhão de faturamento até 2025.