Azul lança ferramenta de inteligência artificial própria

Criada em parceria com a Microsoft e Avanade, o “AzulGPT” visa trazer mais proteção de dados e eficiência operacional no cotidiano da companhia aérea.

A Azul lançou o AzulGPT, uma plataforma de inteligência artificial generativa (IA) usando o Microsoft Azure OpenAI Service em conjunto com a Avanade.

O AzulGPT representa “ganhos de produtividade, processamento e análise de dados, respeitando os padrões de segurança e privacidade da empresa”.

“Com pouco tempo em funcionamento, já recebemos feedbacks positivos de áreas internas que aceleraram seus processos. Análises de feedbacks e NPS de Clientes, que antes exigiam semanas para serem categorizadas, agora são feitas em minutos”, afirmou Felipe Starling, diretor de TI da Azul.

No dia a dia, o AzulGPT tem contribuído para a integração e compartilhamento de informações entre os tripulantes, como são chamados todos que atuam na Azul, de diferentes bases.

Naelly Oliveira, assistente de cultura e uma das mais adeptas ao produto na companhia, explica que a plataforma tem ajudado a esclarecer dúvidas sobre programas e eventos de maneira mais rápida.

Além disso, tem sido importante para a construção de materiais, campanhas e formulários, reduzindo o tempo dedicado a essas tarefas em até três dias. Com isso, ela consegue direcionar mais atenção ao planejamento estratégico e criativo.

“A IA aliada à produtividade funciona como um copiloto para o trabalho e permite que as pessoas tenham tempo livre para se dedicar ao trabalho estratégico. A solução desenvolvida pela Azul além de gerar impacto positivo na realização de atividades, roda em um ambiente fechado da companhia no ambiente do Microsoft Azure e cumpre requisitos de conformidade, proteção e segurança”, afirma Roberto Sória vice-presidente de Customer Success na Microsoft Brasil.

“Com o AzulGPT, vemos um claro exemplo de como alinhar inovação, propósito e foco no usuário pode gerar um impacto humano positivo para as empresas. Ao desenharmos essa solução com a Azul, buscamos a todo momento elevar a produtividade dos tripulantes e acelerar insights com o uso de dados, para que assim eles possam encantar os passageiros e demais clientes”, relata Luiz Pirollo, Vice-Presidente de Tecnologia da Avanade Brasil.