Automação da GIC Brasil auxilia rede Covabra Supermercados
Solução ajudou a superar desafios da companhia de supermercados, contribuindo também para a gestão de pessoas e práticas sustentáveis.
Mais eficiência nas operações, redução de perdas com aumento do faturamento e mudança de cultura organizacional, incentivando talentos internos, são alguns dos resultados que a rede Covabra Supermercados, atuante no Estado de São Paulo, obteve após implantação de sistema de gerenciamento de chão de loja da GIC Brasil.
Atualmente, com a solução em pleno funcionamento nas suas 19 lojas, no centro de distribuição e na sede administrativa central, a empresa adotou o RUB em 2015 para solucionar situações que vinham gerando desafios na operação e que estavam impedindo um melhor desempenho nos lucros e resultados.
De acordo com DiogoMetzner, gerente de Suprimentos, Planejamentos e Controle de Manutenção do Covabra Supermercados, os inventários dos produtos em estoque eram feitos a cada três meses até então por meio de um serviço terceirizado, “sem a velocidade e exatidão dos dados para auxiliar no planejamento”.
Tudo isso, “impactava em perdas, falta de previsibilidade e de padrão de armazenamento, levando, inclusive, os clientes a procurarem a concorrência”.
“Como não havia categorias agrupadas e monitoradas, em muitos casos, o repositor poderia, por exemplo, fazer um abastecimento de pallet com produtos de data mais longa, deixando de usar itens com a data mais próxima por estarem perdidos no depósito. Outro fator que necessitava de correção era o alto índice de preços errados, porque não tínhamos um processo estruturado para garantir a troca de etiquetas”, comenta o executivo.
A chegada do RUB na organização iniciou na unidade de Campinas John Boyd e, nas palavras do gestor da Covabra, em pouco tempo houve mudanças bem radicais.
O ganho financeiro na operação foi sentido de forma concreta: menos 0,75% sobre o faturamento da rede em perdas totais, passando de 2,5% para 1,75% e ruptura garantida abaixo de 1%.
Outro ganho marcante foi na eficiência e na agilidade das operações: “Acompanhei todo o processo de implantação de inventário via RUB e os prazos mudaram. O que antes era feito em 90 dias, com o RUB passou a ter periodicidade semanal, mensal ou trimestral de acordo com a categoria dos produtos.”
O RUB é uma solução que atende o dinamismo característico do setor varejista alimentício e é um dos destaques citados pelo gestor da Covabra, principalmente em situações que envolvem produtos sensíveis “pelo fato de serem mais atrativos para roubos e furtos”.
Ainda de acordo com ele, o sistema é estratégico para o planejamento de toda a loja e para a agilidade na apuração e registro de falta de itens em estoque.
Diante do tamanho e abrangência das operações da Covabra, um dos grandes diferenciais da parceria é a maneira como a GIC Brasil customizou o sistema para a obtenção de dados para controle e acompanhamento do índice de ruptura, assim como da auditoria de presença e de etiqueta.
Com planos de abertura de mais 5 unidades em Campinas (2), Paulínia (1) e Indaiatuba (2) e continuidade do uso do RUB desde a instalação dessas novas lojas, uma vez que no atual estágio do varejo brasileiro “é praticamente impossível operar sem um software de gerenciamento”, a Covabra ainda registrou um aperfeiçoamento da Gestão ESG e na Governança da companhia após a implantação do RUB.