Ao longo dos últimos anos, a Black Friday conquistou seu espaço como um dos eventos mais aguardados para o varejo, marcando o início da temporada de compras de fim de ano com ofertas arrebatadoras.
Para as empresas, no entanto, a data também figura como um desafio logístico e operacional significativo, graças ao forte aumento esperado nas vendas.
Por isso, é imprescindível se preparar para a Black Friday e oferecer um atendimento resolutivo e eficiente sem sofrer com essa variação brusca na “temperatura” nos negócios.
Tudo isso pode se resumir a um objetivo: respostas rápidas, ou seja, sem gerar pendências ou espera de clientes, acumulando solicitações sem solução após este período. Para muitos consumidores, a experiência de compra durante a Black Friday pode ser marcada por atrasos na entrega e dificuldades no atendimento ao cliente, o que podem impactar a reputação da marca, que por sua vez pode levar meses ou anos para ser resgatada, gerando descontentamento e reclamações tanto públicas quanto tratativas em órgãos de defesa do consumidor.
As empresas que conseguem evitar backlog e oferecer um serviço ágil e de alta qualidade ganham a confiança e a lealdade de seus clientes. Portanto, além de analisar as vendas em anos anteriores, prever estoques e monitorar toda as etapas da operação, dentre outras atividades de planejamento, incluir o atendimento ao cliente na estratégia da Black Friday é crucial para assegurar a continuidade e uniformidade do negócio, contando com uma equipe devidamente treinada e atualizada sobre as promoções, produtos e códigos de consumidor.
Entre os pontos que devem ser analisados estão:
Para que as empresas possam enfrentar este período com solidez precisam encontrar parceiros com serviços flexíveis de customer services que possam ser contratados no tamanho e pelo tempo que a demanda exigir. Mais do que resolver problemas, os serviços especializados agregam valor às organizações atuando em diversas frentes, como assistência no processo de faturamento, entrega, trocas e devoluções, assistência técnica, garantia, suporte ao uso, dentre outros.
O cenário ideal é que as companhias estejam prontas com pelo menos uma semana de antecedência, o que inclui treinamento da equipe, garantia de funcionamento dos sistemas e a certeza de que a infraestrutura está preparada para lidar com o significativo aumento previsto no volume de vendas e na demanda do atendimento ao cliente.
A Black Friday é uma oportunidade para as companhias aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes. No entanto, lidar com o pós-vendas é ainda mais importante pois é o momento decisivo para fidelização. Portanto, prepare-se com antecedência, seja ágil e esteja pronto para oferecer o melhor serviço aos seus clientes durante a Black Friday.
Mauro Oliveira Costa é Head de Operações na Necxt, empresa do Grupo Stefanini
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