Categories: CiênciaInovação

Assinado decreto que cria o Programa Mais Ciência na Escola

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto do Programa Mais Ciência na Escola, que será desenvolvido por meio de parceria entre o MCTI e o Ministério da Educação, para fortalecer a cultura científica dentro das escolas brasileiras.

“A única coisa que eu quero é que todos, sem distinção, meninas e meninos deste país possam ter a mesma chance de disputar as mesmas coisas”, disse o presidente Lula, durante a solenidade.

A ação tem como objetivo disseminar o letramento digital e a educação científica na educação básica, com implantação de laboratórios maker em escolas públicas, acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e alunos.

“O Programa vai oferecer uma estrutura para que a educação básica tenha mais atividades mão na massa, dando protagonismo aos estudantes para que, com orientação e compartilhamento de conteúdo de seus professores, possam desenvolver diversos projetos, inclusive criar soluções para o cotidiano de sua família, de sua comunidade, a partir do método científico”, ressaltou a ministra Luciana Santos.

Ainda na ocasião, a titular do MCTI anunciou, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira Chamada Pública para implementação do Mais Ciência na Escola em mil escolas do país.

O edital vai selecionar propostas de ICTs interessadas em constituir redes estaduais do programa e implementar laboratórios maker.

A chamada pública tem como objetivo selecionar propostas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para constituir redes estaduais.

As propostas devem incluir planos de atividades que promovam o letramento digital e a educação científica e tecnológica para estudantes e professores da educação básica.

O programa se propõe a implantar laboratórios maker em escolas públicas, criando espaços equipados onde os estudantes podem transformar ideias em projetos colaborativos, criativos e reflexivos, promovendo o letramento digital e a educação científica pela experimentação prática.

“Nesta primeira chamada, será realizado um investimento de R$100 milhões do Programa Conecta & Capacita Brasil, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O custo por escola será de até R$100 mil, para que sejam implementados os laboratórios, as bolsas para estudantes e professores, além de suporte para as atividades, detalhou a ministra Luciana Santos.

Claudia Sargento

Recent Posts

Manaus recebe GT de Pesquisa e Inovação do G20

Evento contará com reunião de ministros de ciência e tecnologia dos países-membros do bloco e…

3 dias ago

Trend Micro e NetSecurity juntas na 10ª edição do Mind The Sec

Empresas promoverão duas palestras, um painel e diversas dinâmicas e desafios para conscientizar as organizações…

3 dias ago

Stefanini Cyber apresenta seu ecossistema de soluções

Plataforma de inteligência e cibersegurança do Grupo Stefanini debaterá temas como uso da Inteligência Artificial…

4 dias ago

Anatel amplia 0303 no combate às chamadas indesejadas

O número, ao ser exibido no visor do telefone, permite ao consumidor melhor identificar o…

5 dias ago

Roberta Rosenburg é a nova CFO da Topaz

Com 25 anos de experiência na área de finanças em grandes corporações, a executiva traz…

5 dias ago

Amaggi acelera sua migração com RISE with SAP

A Amaggi adotou o RISE with SAP e migrou todo o seu processo de negócio…

5 dias ago