Categories: Indústria

Asia Shipping automatiza 90% do processo de importação com IA

A inteligência artificial no comércio exterior (Comex) já é uma realidade.

A Asia Shipping, integradora logística digital da América Latina, está automatizando suas operações de importação aérea e marítima com a ajuda da IA.

Atualmente, cerca de 90% das funcionalidades do departamento do comércio exterior podem ser automatizadas pela plataforma da Dati, startup catarinense adquirida parcialmente pela Asia Shipping.

Utilizando IA e Machine Learning, a plataforma consegue gerir e se comunicar de forma autônoma com todo o ecossistema de importação e exportação, atuando de maneira proativa e preventiva com base na análise de dados.

Incorporada aos processos da Asia Shipping, a solução é capaz de gerar follow-ups automáticos, compilar respostas, gerar checklists para emissão de invoices e BLs, emitir declarações de importação e montar KPIs de todas as operações, identificando possíveis gargalos.

Com a implantação da plataforma, a Asia Shipping economiza cerca de 80 horas por mês: “No comércio exterior, lidamos com um volume massivo de informações que precisam ser processadas e analisadas rapidamente.”

Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping, refere ainda que “tarefas repetitivas e demoradas, como preenchimento de documentos e verificação de registros, podem ser realizadas rapidamente, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas”.

A plataforma também faz a diferença na conformidade e regulamentação. Com todas as informações compiladas pela IA, a plataforma é capaz de calcular todos os impostos e outros custos de qualquer operação.

Além disso, a plataforma já está preparada para a transição gradual para a Declaração Única de Importação (DUIMP), que será implementada em breve.

De acordo com o executivo, a tecnologia destaca-se por sua capacidade de integrar diferentes plataformas de fornecedores, como Forwarding ou armadores, por meio de APIs.

Com a Dati, é possível centralizar agendamentos, acompanhamento de cargas e comunicação, simplificando o processo para os clientes do início ao fim do embarque.

“Isso elimina a necessidade de entender diversos ‘trackings’ ou ‘follow ups’, pois todas as informações são automatizadas em uma única plataforma. Essa abordagem melhora a gestão da logística, desde o embarque até a entrega final, de forma mais eficaz e transparente”, complementa Dantas.

Claudia Sargento

Recent Posts

Encontro Futurecom pós-MWC debateu desafios do setor de telecom

O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…

4 horas ago

HartBR está lançando novos módulos de comunicação

Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…

4 horas ago

Novas ofertas de Azure no Brasil ajudam a ganho de eficiência

Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…

8 horas ago

Oracle revoluciona o futuro dos negócios com hub de inovação e IA

Novo espaço em São Paulo combina tecnologia de ponta, inteligência artificial e colaboração para que…

1 dia ago

Business Campus apresentará todo o potencial do portfólio com IA agêntica

Clientes conhecerão no Espaço SAP como a combinação de dados e de terceiros gerará insights…

2 dias ago

Grupo Stefanini foca em protagonismo global com o conceito AI First

Consultoria global tech organiza portfólio em sete unidades de negócios; estrutura de marketing global consolida…

2 dias ago