Apple anuncia transição do diretor financeiro

Como parte do plano de sucessão, Kevan Parekh assumirá o cargo de diretor financeiro e fará parte da equipe executiva.

A Apple anunciou que Luca Maestri, diretor financeiro, deixará o cargo em 1º de janeiro de 2025.

Maestri continuará na liderança das equipes de Corporate Services, incluindo os setores de tecnologia e sistemas de informação, segurança da informação e imobiliário e desenvolvimento, reportando ao CEO Tim Cook.

Como parte do plano de sucessão, Kevan Parekh, Vice President of Financial Planning and Analysis da Apple, assumirá o cargo de diretor financeiro e fará parte da equipe executiva.

“Luca desempenhou um papel extraordinário na gestão da Apple no longo prazo. Ele foi essencial na melhoria do resultado financeiro da empresa, no contato com acionistas e na adoção da disciplina financeira na Apple. Temos sorte de podermos continuar nos beneficiando da liderança e das ideias que distinguiram sua trajetória na empresa”, declarou Tim Cook, CEO da Apple.

“Há mais de uma década, Kevan vem sendo um membro indispensável da equipe de liderança financeira da Apple, e ele conhece cada detalhe da empresa. Seu intelecto aguçado, decisões sábias e aptidão para as finanças fazem dele a escolha certa para ser o próximo diretor financeiro da Apple”, acrescentou ainda.

Durante seu tempo como diretor financeiro, Maestri dirigiu “investimentos essenciais e estabeleceu uma disciplina financeira firme”, ajudando a empresa a mais do que dobrar sua receita geral e a quintuplicar as receitas de serviços.

Parekh está na Apple há 11 anos e dirige as equipes de Financial Planning and Analysis, G&A and Benefits Finance, Investor Relations e Market Research.

Anteriormente, Parekh liderou as equipes de Worldwide Sales, Retail e Marketing Finance. Ele começou sua jornada dirigindo as finanças das equipes de Product Marketing, Internet Sales and Services e Engineering da Apple.

Antes de se juntar à empresa, Parekh ocupou diversos cargos de liderança sênior na Thomson Reuters e na General Motors, onde adquiriu extensa experiência mundial.

Parekh é engenheiro eletricista e bacharel em ciências pela Universidade de Michigan, com MBA pela Universidade de Chicago.