Categories: Indústria

Anatel premeia TIM em reconhecimento pela acessibilidade de seus serviços

A TIM recebeu o troféu do “Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações”, entregue pelo vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, às representantes da prestadora, Ana Carolina Meirelles e Carolina Matos.

Entre os itens analisados pela equipe da Agência, a TIM ficou em primeiro em “Acessibilidade no Atendimento Remoto” e em “Ações Voluntárias em Acessibilidade”.

Ana Carolina disse que a entrega do Prêmio à TIM é o resultado de uma jornada de uma década.

Ela citou a Bateria do Instituto TIM, criada em 2010, que tem entre seus integrantes surdos e ouvintes, além de pessoas com outros tipos de deficiência.

Destacou que há cinco anos a TIM tem um setor dedicado à diversidade e inclusão que realiza um trabalho fenomenal com metas de contratação voltadas às pessoas com deficiências e outros grupos como pessoas negras, mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Carolina Matos informou que as quase mil lojas da TIM estão preparadas para receber as pessoas com deficiência, e com equipes preparadas para o atendimento.

Ela informou que o compromisso da TIM é “trazer o que tiver de mais moderno para que nossos clientes e nossos colaboradores se sintam sempre incluídos”.

Na premiação, Aquino fez menção à prestadora Vivo, que ficou em segundo lugar na edição de 2024 por apenas seis décimos de ponto, a menor diferença desde que o Prêmio foi instituído pela Agência em 2019.

A Vivo ficou em primeiro nos itens “Acessibilidade nos Sites” e empatou com a TIM em “Ações Voluntárias em Acessibilidade”. Outro item analisado foi “Acessibilidade nas Lojas” em que TIM e Vivo ficaram em terceiro e quarto lugar, atrás da Sky, em primeiro, e da Claro, em segundo.

Aquino também informou que foi aberta a Tomada de Subsídio nº 6 para a Reavaliação do Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações (RGA), a sociedade pode responder aos questionamentos apresentados pela Agência até o dia 21 de junho.

Segundo ele, o RGA, editado pela Anatel em 2016, estabeleceu mecanismos para que as pessoas com deficiência possam contatar serviços de telecomunicações diretamente, assim como, se necessário, reclamar da prestação com autonomia.

Segundo o vice-presidente da Anatel, o prêmio estimula as grandes empresas de telecomunicações a realizarem uma concorrência positiva para o atendimento das pessoas com deficiência.

Ele anunciou que, a partir de 2025, as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) participarão do Prêmio Anatel de Acessibilidade.

O diretor regional do Escritório Regional para as Américas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Bruno Ramos, informou que a UIT está comprometida com a questão da acessibilidade e que possui inúmeros trabalhos técnicos que podem ser acessados no portal da instituição.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

14 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

14 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

21 horas ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago