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Anatel lança campanha #Fique Esperto

Começou a nova campanha do Movimento #Fique Esperto, que tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital.

A iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conta com a parceria de diversos agentes, públicos e privados.

Até o final do mês de maio, serão divulgadas mensagens com dicas de como evitar falhas de segurança em celulares e computadores, alertas sobre solicitações mal intencionadas recebidas por SMS e pedido de portabilidade de linha telefônica não realizado pelo titular da linha, além de como consultar linhas pré-pagas cadastradas por CPF.

As campanhas são realizadas a cada três meses e disponibilizadas no portal https://fe.seg.br.

As mensagens com as dicas de segurança também são encaminhadas via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa. Também é possível acompanhar as dicas nas redes sociais, pela hashtag #FiqueEsperto.

O #FiqueEsperto começou, em outubro de 2020, dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel. Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital. Finalizado esse período, a Agência entendeu que, pela relevância do assunto, deveria ser dada continuidade à iniciativa. Assim, surgiu a definição de Movimento, por meio do qual são realizadas campanhas periódicas.

A ação também está alinhada ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, especialmente, quanto à iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.

Claudia Sargento

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