Categories: Segurança

Anatel e Serpro reforçam a importância da segurança digital

A Anatel organizou uma oficina em colaboração com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O objetivo da atividade foi impactar crianças e adolescentes através do uso didático do “SerDigi”, jogo idealizado pelo Serpro, que visa ensinar sobre o uso consciente da internet.

Foi mais uma atividade da campanha #OutubroCiberSeguro.

No primeiro momento do evento, Erion Monteiro, especialista em Segurança da Informação e proteção de dados do Ministério da Gestão e Informação, introduziu conceitos das principais ações que representam riscos na web, como: Cyberbullying, Phishing, Sexting, Grooming, entre outros. Segundo ele “é importante salientar os perigos que eles (os jovens) correm e chamar a atenção”.

Após, a equipe do Serpro distribuiu o “SerDigi” para os mais de 100 jovens presentes.

O jogo trabalha com os conceitos apresentados por Monteiro. Disponível para download e impressão de forma gratuita no site do Serpro, trata-se um jogo de tabuleiro e as cartas com situações relacionadas aos perigos digitais.

Para ampliar o acesso ao público, inclusive proporcionar uma melhor integração entre jogadores, SerDigi, que seria lançado unicamente no meio digital, teve produzida uma versão impressa, com tabuleiro, desenhado para ocupar uma folha A4.

Destaque-se que ao produzir o jogo, foi adotada uma linguagem mais simples, para atingir uma parcela maior da população e facilitar as atividades didáticas de professores que desejarem utilizá-lo em sala de aula.

Ao falar da finalidade do trabalho que os órgãos públicos têm de instruir sobre as ações adequadas a serem adotadas por pessoas em vulnerabilidade digital, Carlos Torres, analista de comunicação do Serpro, ressaltou a importância de atrair a atenção dos jovens para o assunto, “muitas vezes (por já ter nascido na era digital), eles não têm todo o cuidado em como proteger as suas informações nesse mundo digital”.

Claudia Sargento

Recent Posts

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

1 dia ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

2 dias ago

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

3 dias ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

3 dias ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

3 dias ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

4 dias ago