Anatel e BID promovem práticas sustentáveis no setor de telecomunicações

A Anatel recebeu representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do consórcio formado pelas empresas Colin Consultoria e Ecoa ESG Tech para apresentação dos primeiros resultados do projeto Selo Climático ESG Anatel-BID, cujo objeto é elaboração de framework regulatório para promoção de investimento climático sustentável no setor de telecomunicações.

O encontro, realizado de forma híbrida da Sede da Agência, em Brasília, foi conduzido pela superintendente executiva substituta, Ana Beatriz Souza e teve a participação do gabinete do conselheiro Alexandre Freire, patrocinador do tema na Agência, do chefe de Gabinete da Presidência, e de representantes das áreas técnicas da Anatel e das consultorias parceiras do BID e Anatel no projeto.

Em nome do BID, Luis Guillermo Alarcon ressaltou a importância de se promover iniciativas voltadas a aspectos ambientais e sociais, que apesar de ser um tema relativamente novo, proporcionará melhores condições de financiamento climático para as empresas de telecomunicações e contribuirá para as metas de desenvolvimento climático do planeta.

Tiago Prado, consultor sênior de Desenvolvimento Digital o BID, destacou a sinergia do projeto com a estratégia do Banco, uma vez que “a ideia não é só apoiar o desenvolvimento da infraestrutura no país, mas também um desenvolvimento climaticamente responsável e que atenda aos compromissos do Acordo de Paris”.

Durante a reunião, Marcio Lino, representando o consórcio, apresentou os principais insights obtidos na etapa de benchmark internacional do projeto, na qual foi realizado um levantamento de ações e metodologias relacionadas a práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) adotadas por 68 agentes estrangeiros, representantes do setor – prestadoras de serviço, fabricantes, reguladores, agências governamentais, organizações internacionais e bancos multilaterais.

Foram avaliados, ainda, relatórios de sustentabilidade e publicações técnicas de instituições das Américas, Europa, África, Asia e Oceania.

A partir do levantamento, foram obtidas percepções relacionadas a emissões de carbono, mitigação a risco climático, consumo e eficiência energética, práticas de economia circular e redução e e-waste, monitoramento regulatório e alinhamento das instituições ao Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A próxima etapa do projeto, prevista para o início de abril, contemplará a realização de coleta de dados e realização entrevistas com empresas do setor para análise e identificação de incentivos à adoção de práticas climaticamente e socialmente responsáveis.

Essa iniciativa representa um avanço significativo para a Anatel, posicionando a agência como uma líder na promoção de práticas sustentáveis no setor de telecomunicações e faz parte das ações do Projeto Estratégico Governança 4.0 ESG, aprovado pelo Conselho Diretor, que contribui para o alcance da visão de futuro e o cenário-alvo definidos no Plano Estratégico da Anatel, cujo propósito é conectar o Brasil para melhorar a vida de seus cidadãos.

Claudia Sargento

Recent Posts

Encontro Futurecom pós-MWC debateu desafios do setor de telecom

O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…

6 horas ago

HartBR está lançando novos módulos de comunicação

Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…

6 horas ago

Novas ofertas de Azure no Brasil ajudam a ganho de eficiência

Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…

10 horas ago

Oracle revoluciona o futuro dos negócios com hub de inovação e IA

Novo espaço em São Paulo combina tecnologia de ponta, inteligência artificial e colaboração para que…

1 dia ago

Business Campus apresentará todo o potencial do portfólio com IA agêntica

Clientes conhecerão no Espaço SAP como a combinação de dados e de terceiros gerará insights…

2 dias ago

Grupo Stefanini foca em protagonismo global com o conceito AI First

Consultoria global tech organiza portfólio em sete unidades de negócios; estrutura de marketing global consolida…

2 dias ago