Anatel autoriza projeto-piloto para internet banda larga em escolas públicas
Essa medida está sendo realizada em parceria com as operadoras de telefonia Algar Telecom, Claro, Vivo e TIM.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deferiu este mês o início de um projeto-piloto conduzido pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE), para a instalação de internet banda larga em mais de 10 mil instituições públicas de ensino em todo o Brasil.
Essa medida está sendo realizada em parceria com as operadoras de telefonia Algar Telecom, Claro, Vivo e TIM, contando também com o aval e supervisão dos Ministérios da Educação e Comunicações, liderados pelos ministros Milton Ribeiro e Fábio Faria, respectivamente.
A fase inicial será realizada em duas cidades em cada região do país, totalizando 177 escolas públicas em áreas rurais, urbanas e indígenas.
Dessa forma, os estudantes terão à disposição a conectividade Wi-Fi no espaço escolar e salas de informática expandindo a inclusão digital no âmbito acadêmico.
Conforme revela um levantamento da Anatel, cerca de 1558 municípios brasileiros possuem escolas públicas sem conexão à Internet, a maioria delas nas regiões Norte e Nordeste do País.
Esse número deve ser gradativamente reduzido conforme o GAPE e operadoras avancem com a implementação do projeto de conectividade.