Categories: ERP-SuitesSoftware

Ajinomoto aumenta previsibilidade de vendas em 18% com SAP IBP

A Ajinomoto do Brasil começou a usar o SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) para aprimorar sua gestão da cadeia de suprimentos, reduzir os dias de estoque e melhorar o atendimento ao cliente, levando em consideração previsão, custo e incertezas de oferta e demanda.

Após a implantação da solução, a empresa já colhe resultados, com o aumento da previsibilidade de vendas em 18%, diz a SAP.

O projeto faz parte do programa de transformação digital da Ajinomoto, que além de atualizar o seu ERP, implementou vários sistemas em nuvem como SAP Ariba, SAP SuccessFactors e SAP Cloud for Customer. O SAP IBP ajudou a empresa a centralizar todo esse processo de digitalização.

“A Ajinomoto é um dos nossos principais clientes e ficamos muito satisfeitos com os avanços do uso das nossas tecnologias, em especial o SAP IBP, para o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos e do crescimento dos negócios”, afirma Ellen Bremm, vice-presidente de Digital Supply Chain da SAP Brasil.

Um dos desafios da implementação do sistema foi a particularidade da Ajinomoto do Brasil, que reúne seis empresas diferentes.

Assim, os profissionais padronizaram especificações para cada unidade de negócio. O esforço vem sendo compensado “pela simplificação nas áreas, com redução de trabalho por conta da automação dos processos e tomadas de decisões mais rápidas, baseadas em dados”.

“Conseguimos otimizar quando temos uma gestão voltada a dados, com indicadores apurados, desenho de cenários e previsibilidade dos nossos objetivos. Os softwares da SAP têm ajudado a nos diferenciar no mercado”, afirmou Carlos Nascimento, gerente do Centro de Serviços Compartilhados (SCM) da Ajinomoto.

Hoje, 93% das matérias-primas da Ajinomoto já passam pelas ferramentas da SAP. A evolução trouxe “mais visibilidade para a gestão de insumos, produtos acabados e semiacabados”.

A companhia ainda vai implementar outros softwares como o SAP Sustainable Control Tower, que ajudará na medição das emissões de carbono, reforçando a sua estratégia ESG.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

18 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

18 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

1 dia ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago