Agro Amazônia adota nuvem e business intelligence para obter mais agilidade na tomada de decisões

Empresa diminuiu o tempo do fechamento de fluxo de caixa de uma semana para 24 horas.

A Agro Amazônia, subsidiária brasileira da Sumitomo Corporation e distribuidora de insumos agropecuários, avança em sua trajetória de transformação digital ao incorporar em suas operações o Power BI, ferramenta de business intelligence da Microsoft.

Este movimento visa aprimorar a eficiência nos processos comerciais e tornar a tomada de decisões da empresa “mais ágil, orientada por dados e estratégica’.

Trata-se de “um projeto robusto em capacidade analítica, que se destaca por não restringir os dados aos servidores físicos da empresa”.

Inclui ambientes de nuvem, o que proporciona maior flexibilidade para gestão e análise de informações.

Desde a implementação, o Power BI demonstrou “ser uma ferramenta versátil e eficaz” para a análise de dados por sua praticidade, visualizações integradas e em pouco tempo, e acessibilidade remota, incluindo também elementos para garantir a segurança e a integridade dos dados.

As equipes técnicas e corporativas da Agro Amazônia utilizam a ferramenta para consumo interno de análises, inteligência de mercado para rebalanceamento de carteiras comerciais e até controle de propostas de crédito dos clientes, garantindo assertividade e eficiência no campo de atuação do negócio.

Diz a empresa que o ganho de produtividade das equipes “foi evidente, com processos que antes eram realizados manualmente e agora são automatizados” proporcionando agilidade para a prestação de contas e análise da saúde financeira da empresa, por exemplo.

Um dos processos que foi impactado de forma positiva é o fluxo de caixa, que anteriormente demandava uma semana para ser concluído.

Agora, esse levantamento é realizado diariamente, o que possibilita uma visão mais precisa da área financeira.

A otimização de tempo na geração de relatórios e prestação de contas entre departamentos também é um resultado direto do projeto, permitindo que analistas obtenham informações cruciais para a estratégia de negócio mais rapidamente.

A avaliação de fechamento contábil, análise de margem de faturamento e detalhamento por segmento são realizados “de forma mais precisa, utilizando as capacidades analíticas implementadas”.

Para Jaime Bueno Júnior, gerente de Tecnologia da Informação da Agro Amazônia, a solução proporcionou benefícios substanciais à organização: “Desde a implementação, diminuímos algumas limitações relacionadas a recursos que havia nos servidores físicos. Atualmente, conseguimos aumentar a quantidade de recursos e oferta de informações com muito mais facilidade, de acordo com nossa necessidade.”