Categories: NegóciosStartup

ABF e ACATE fazem o “match” entre franquias e startups

Para impulsionar o ecossistema de inovação no mercado de franquias, a ABF – Associação Brasileira de Franchising firmou uma parceria com a ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia.

A primeira iniciativa conjunta é o LinkLab com foco exclusivo em franquias, a primeira do País.

Uma pesquisa recente da ABF havia apontado que “a maturidade digital do setor havia acelerado com a pandemia, mas desafios de pessoas, tecnologias e profundidade permanecem”.

O objetivo da parceria é fazer o “match” entre redes de franquia com demandas de negócio e startups com soluções aplicáveis e inovadoras, gerando assim negócios e oportunidades para ambos os lados.

Atualmente, a ABF dispõe de cerca de 1,3 mil redes de franquias associadas e a ACATE tem acesso a milhares de startups, tanto no ecossistema catarinense como de parceiros.

“A inovação já faz parte da agenda das franquias brasileiras, mas há muito campo a ser explorado. Com esta parceria com a ACATE, queremos acelerar e potencializar este processo”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, explica que o Linklab, programa criado há quatro anos, tem apresentado “ótimos resultados”.

Assim, desde 2017, a iniciativa registra uma taxa de sucesso de 53% e “um dos grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e as startups têm a oportunidade de aprender e ampliar mercado”, diz ainda Iomani Engelmann.

O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, destaca que o programa de inovação aberta Linklab também representa “uma ótima oportunidade de crescimento para as startups”.

Assim sendo, “participar dessa iniciativa é uma porta de entrada para as startups avançarem seus negócios, crescerem e criarem soluções tecnológicas que ajudam no desenvolvimento econômico e social, além de impulsionar o segmento no qual a corporate atua”.

Claudia Sargento

Recent Posts

DIA Brasil escolhe soluções RELEX

Rede supermercadista passa a utilizar a solução de previsão e reabastecimento orientada por IA para…

1 dia ago

Grupo Stefanini compra principal parceiro da AWS na América Latina

Consultoria tech global investe na Escala 24x7 para expandir serviços e capacidades em nuvem na…

1 dia ago

GEO: 4 dicas para melhorar a presença da marca em respostas de IA

Nova abordagem amplia o SEO tradicional e ajuda marcas a se posicionarem como fontes confiáveis…

1 dia ago

Oracle apresenta o AI Agent Studio

O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…

2 dias ago

Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis

71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…

2 dias ago

AUTOCOM Summit: lançado projeto de desenvolvimento das MPES

SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…

2 dias ago