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88% dos líderes latino-americanos reconhecem a importância da IA ética

Um novo estudo global da IBM – Institute for Business Value revelou uma mudança radical nas funções responsáveis ​​por liderar e defender a ética da IA (Inteligência Artificial) ​​em uma organização.

Assim, 80% dos entrevistados apontaram um executivo não técnico — CEO — como o principal “campeão” da ética da IA, no que é “um aumento considerável em relação aos 15% em 2018”.

O estudo global também indica que, apesar de um forte imperativo para o avanço da IA ​​confiável, incluindo melhor desempenho em comparação com seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão, “permanece uma lacuna entre a intenção dos líderes e as ações significativas”.

No caso da América Latina, os executivos “são mais otimistas”, com 66% dos entrevistados dizendo que as práticas e ações de sua organização correspondem (ou excedem) seus princípios e valores declarados, colocando-os atrás da América do Norte (81%) e do Japão (71%) para a mesma pergunta. Se considerarmos o índice médio global, menos de 20% concordaram com isso.

O estudo também concluiu que na região da América Latina 64% dos entrevistados indicaram CEO e outros C-Level como uma forte influência na estratégia de ética de sua organização.

Por seu lado, 67% dos entrevistados na América Latina apontaram o conselho como tendo uma forte influência, assim como a comunidade de acionistas (60%), funcionários (59%) e clientes (56%).

Foi ainda possível perceber que, globalmente, mais CEOs pesquisados ​​(79%) agora estão preparados para incorporar a ética da IA ​​em suas práticas de IA, “bem acima dos 21% em 2018”.

Mais da metade das organizações globais endossou publicamente princípios comuns de ética em IA. No entanto, “menos de um quarto colocou em prática”, diz a IBM.

“Como muitas empresas hoje usam algoritmos de IA em seus negócios, elas potencialmente enfrentam crescentes demandas internas e externas para projetar esses algoritmos para serem justos, seguros e confiáveis; ainda assim, houve pouco progresso em todo o setor na incorporação da ética da IA ​​em suas práticas”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting.

“As descobertas do nosso estudo IBV demonstram que construir uma IA confiável é um imperativo de negócios e uma expectativa da sociedade, não apenas um problema de conformidade. Dessa forma, as empresas podem implementar um modelo de governança e incorporar princípios éticos em todo o ciclo de vida da IA”, revelou ainda.

Claudia Sargento

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