Categories: Mobilidade

78% das crianças e adolescentes conectados usam redes sociais

Entre crianças e adolescentes no país o uso de redes sociais é uma das atividades online que mais cresceram.

Assim, em 2021, 78% dos usuários de Internet com idades de 9 a 17 anos acessaram esse tipo de plataforma, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2019 (68%).

O dado faz parte da edição mais recente da pesquisa TIC Kids Online Brasil, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Jogar online conectado com outros jogadores (de 57% para 66%) e não conectado a eles (de 55% para 64%) e fazer compras no ambiente digital (de 9% para 19%) também apresentaram crescimento em relação a 2019.

A pesquisa, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), foi um dos destaques do 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet.

Entre as plataformas utilizadas, a proporção de usuários de Internet de 9 a 17 anos que têm perfil no Instagram avançou de 45% em 2018 para 62% em 2021, uma elevação de 17 pontos percentuais.

Pela primeira vez, o estudo investigou a existência de perfil no TikTok, e constatou que 58% dos usuários na mesma faixa etária estão presentes na plataforma, com prevalência das classes AB (79%), na comparação com às classes C (57%) e DE (53%).

“Plataformas de criação e compartilhamento de conteúdo audiovisual estão entre as mais utilizadas por crianças e adolescentes. Nesse contexto, a qualidade da conexão à Internet e dos dispositivos digitais utilizados para o acesso à rede passam a ser determinantes para o melhor aproveitamento de oportunidades online”, aponta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Em tendência contrária à que se viu no Instagram e TikTok, a posse de perfil no Facebook registrou uma queda de 66% para 51% no mesmo período.

A pesquisa identificou ainda que a plataforma diminuiu sua relevância entre as principais redes sociais utilizadas (de 41% para 11%).

Pela perspectiva de comunicação, o WhatsApp segue como a plataforma em que crianças e adolescentes mais possuem perfil (foi de 70% em 2018 para 80% em 2021), e é a mais difundida entre todos os estratos sociais.

O estudo destacou também que, atividades multimídia como ouvir música (80%), assistir vídeos, programas, filmes ou séries (84%) seguem entre as mais realizadas pela população analisada.

Claudia Sargento

Recent Posts

iOS 18 já está disponível no iPhone

No Mapas da Apple, é possível acessar milhares de trilhas de parques nacionais dos Estados…

1 dia ago

Perfil ambidestro do Grupo Stefanini se torna case

Antes que a IA se tornasse o hype atual, o Grupo Stefanini decidiu, há 13…

1 dia ago

Nações Unidas e IBM juntas na Equidade Energética

Trata-se de dois modelos que se complementam e que, entre eles, fornecem dados de mais…

1 dia ago

G20 quer esforço internacional para reduzir assimetrias em IA

O MCTI pautou a necessidade de os países em desenvolvimento não serem meros consumidores de…

2 dias ago

NICE homologa primeira solução brasileira em seu marketplace global

Easy Desk, da A5 Solutions, integrado ao CXone da NICE, oferece novas oportunidades para grandes…

2 dias ago

Tecnologia verde: como alinhar eficiência com uma gestão ecológica

Desde a assinatura do Protocolo de Kyoto, temas ligados à consciência ambiental estão ganhando destaque…

2 dias ago